USP: Laboratório de Brinquedos alia diversão a atividade lúdica e aprendizado

As crianças se divertem e os professores aprendem a trabalhar a fantasia infantil

qua, 29/06/2005 - 14h29 | Do Portal do Governo

Um lugar colorido, com mais de mil brinquedos, computadores, fantasias, fantoches, livros, capaz de agradar, entreter e educar a criançada. Assim é a brinquedoca do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação da USP. Esse mundo do faz-de-conta fica numa sala de 117 metros quadrados, dividida em vários ambientes, cada um montado a partir de uma temática.

Em 2004, aproximadamente 14 mil pessoas visitaram o local. A coordenadora do Labrimp, Tizuko Morchida Kishimoto, explica: “O laboratório nasceu da necessidade de formação do professor e da importância de vivenciar o brincar no ensino infantil. Desenvolvemos atividades pedagógicas e lúdicas em sala de aula. Montamos a primeira brinquedoteca e o primeiro Museu do Brinquedo no Brasil porque acreditamos que creches e escolas deveriam utilizar atividades lúdicas nas técnicas de ensino”.

Todos os cenários, móveis e objetos são projetados em miniatura, para conquistar o gosto infantil. Atuam no local a coordenadora, duas funcionárias e 12 bolsistas do curso de Pedagogia da USP, selecionados a cada semestre. A cada seis meses são renovados os espaços e trocados os brinquedos. “Muitos são usados tão intensivamente que ficam sem condições de reaproveitamento. Os objetos provêm de doações ou ajuda; alguns são confeccionados pelos educadores. Não temos verba fixa para manutenção”, conta Tizuko.
“O contato com brinquedos e a manipulação de materiais concretos ou pedagógicos estimulam as conversas, a troca de idéias, a interação com parceiros, a expressão livre da criança, enfim, a descoberta de relações e a estruturação da personalidade”, diz a coordenadora. Enquanto meninas e meninos se dedicam à diversão, estudantes de Pedagogia da USP observam e analisam a forma como se organizam, que temas usam nas brincadeiras e de quais brinquedos mais gostam. Boa parte das experiências é gravada em vídeo e inserida no site do laboratório.

Oficinas e empréstimos

Além da brinquedoteca, o Labrimp oferece atividades externas: oficinas de pipas, faz-de-conta e construção de brinquedos e brincadeiras típicas e tradicionais (cantigas de roda, amarelinha, pião, jogo das cinco Marias, escravos de Jó). “Tudo é feito para divertir, socializar, expressar comportamentos e estimular a expressão em diversas linguagens. Há, ao mesmo tempo, o brincar livre e o exercício da responsabilidade, respeito e espírito de equipe”, diz a educadora do laboratório, Ruth de Martin. Segundo a pesquisadora, “o brincar é o caminho para o letramento e a escrita, e permite formar pessoas flexíveis, criativas e autônomas.”

Criado em 1988, o Laboratório de Brinquedos mantém o Museu da Educação e do Brinquedo (exposição de brinquedos dos primeiros tempos do século 20, com acervo criado a partir de doação) e banco de dados para consulta. Nele são ministrados cursos e oficinas e palestras sobre o uso de brincadeiras no ensino. Também fornece informações sobre esse tema pelo correio, tem uma biblioteca especializada e 250 peças de materiais pedagógicos antigos.

O Labrimp tem serviço de empréstimo de brinquedos, que pode ser utilizado por qualquer criança. Basta doar um brinquedo e levar duas fotos para fazer a carteirinha. Pagando R$ 1,00, o sócio pode ficar com o seu brinquedo favorito por uma semana.

SERVIÇO

Avenida da Universidade, 308 – Bloco B – sala 42
Cidade Universitária
Telefone (11) 3091-3351.

Atendimento às terças-feiras, das 9 às 12 horas, e às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, com entrada gratuita.

As visitas de escolas precisam ser agendadas com antecedência e o responsável deve assistir à palestra.

Fechado nos meses de julho e dezembro.

Outras informações no site www.labrimp.fe.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial

J.C.