USP: Jornada Científica abre inscrições em agosto

Inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de agosto

qua, 23/07/2003 - 10h23 | Do Portal do Governo

A partir do dia 6 de agosto,estarão abertas as inscrições para o programa Jornada Científica, evento que ocorre todos os anos no primeiro e segundo semestre e é resultado de uma parceria entre o Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Estação Ciência.

Criada em 1995, o Jornada Científica é voltado preferencialmente para professores do ensino fundamental e médio e, por isso, em sua maioria, os assuntos estão relacionados à atualidade e à educação. O objetivo é levar a esse público os mais recentes resultados das pesquisas de especialistas de diversas áreas do conhecimento. ‘Nós temos de atender ao professor na amplitude de atuação dele e por isso tentamos diversificar os temas’, explica Astrid Meireles, responsável pelo programa.

As inscrições são gratuitas e intransferíveis, e o número de vagas é limitado. Elas podem ser feitas somente no Ceuma, que fica na rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque.

Os eventos, a partir deste semestre, serão realizados somente na Estação Ciência, que fica na rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, ou na unidade da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Público Oficial do Estado de São Paulo) localizada na Praça da República, 282, Centro. As atividades serão sempre aos domingos, das 09h30 às 13h30.

Confira a programação

17 de agosto – APEOESP
Por que África e qual África?
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez, professora doutora de História da África no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

24 de agosto – Estação Ciência
Pluralidade cultural e educação
Roseli Fischmann, professora de Pós-Graduação em Educação da USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie

14 de setembro – Estação Ciência
Internet: um abertura para transformações na escola
Andréa Bueno Buoro, mestre em antropologia social pela USP

28 de setembro – APEOESP
Química dos produtos industriais e o uso sustentável da biodiversidade
Massuo Jorge Kato, professor doutor do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP

05 de outubro – Estação Ciência
Lições de Isaac Newton: razão e experiência e a imaginação objetiva
Amélia Império Hamburger, bacharel em Física pela Universidade de São Paulo e pesquisadora em Física Nuclear e Física do Estado Sólido na USP

26 de outubro – APEOESP
A estatística no ensino da matemática
José Antônio Cordeiro, licenciado em Matemática pela Unesp de São José do Rio Preto (1971) e mestre em Matemática pelo IMPA-CNPq (1975)

Mais informações: (011) 3255-7182 ramais 32, 33 e 39

Da Agência USP

M.J.