USP: Jogos aproximam microbiologia e cotidiano

Projeto utiliza dinâmica de jogos para criar ambiente lúdico em sala de aula

qua, 16/03/2005 - 21h33 | Do Portal do Governo

Uma equipe de bolsistas do projeto MicroTodos – a microbiologia a serviço da cidadania, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, desenvolveu uma série de jogos que possibilita a professores de Biologia criarem um ambiente de brincadeira entre seus alunos. De acordo com a professora do ICB, Maria Ligia Carvalhal, coordenadora do projeto, foram adotados princípios de jogos tradicionais (além do desenvolvimento de outros novos) para trazer ao universo lúdico temas de nosso cotidiano relacionados à microbiologia.

Um dos jogos, o Micro-War, cujo tema é a diversidade dos microorganismos e os efeitos dos impactos ambientais sobre eles, baseia-se na dinâmica do jogo de batalhas War. Ao invés de continentes, os participantes (que assumem o papel de bactérias) devem conquistar diversos ambientes, com diferentes características de luz, temperatura e presença de matéria orgânica, entre outros fatores. ‘Para tanto, são utilizadas estratégias coerentes com as características fisiológicas das bactérias e dos ambientes a serem conquistados, inclusive conceitos de mutação, para que as bactérias possam invadir ambientes nos quais não sobreviveriam’, explica a professora.

Do Cara a Cara, em que os jogadores são incentivados a inferir sobre as características faciais de pessoas, foi criado o Micro-Mundo. Neste jogo, o objetivo passa a ser a identificação do nome e das funções das estruturas celulares de 15 microrganismos, distribuídos em vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas. ‘Ao invés de ‘é careca?, usa óculos?’, o jogador deve perguntar ‘tem mitocôndria? faz fotossíntese?”.

Outro jogo adaptado pelo projeto foi o Detetive. Em Ponto Crítico, o participante deve investigar um caso de intoxicação alimentar em um ser humano, descobrindo qual o local, o responsável e o procedimento que o conduziu à intoxicação.

O Micro-War está finalizado e avaliado, aguardando empresas que tenham interesse na sua produção e lançamento no mercado. O mesmo ocorre com o Micro-Mundo, embora este já venha sendo utilizado em escolas do ensino médio e em cursos de graduação. Já o Ponto Crítico, em fase final de produção, estará disponível em breve na página do projeto para ser impresso. Encontram-se também em fase final de produção os protótipos de outros jogos, como o ‘Micro-Monte’, jogo em que se constrói uma célula, e o ‘Cadê o Microvilão?’, que se baseia no jogo ‘Labirinto’.

Jogos na Internet

Alguns jogos e atividades do projeto estão disponíveis na página do Departamento de Microbiologia do ICB, como o Viajando com o Sr. Mutans, o jogo da cárie (uma espécie de RPG). Também à disposição está o Micro-Ligue, que consiste na associação de 300 palavras a 20 imagens/cenários do cotidiano do aluno, nos quais há uma interação entre todos os microrganismos.

Na mesma página se encontra A Viagem do Átomo de Nitrogênio, jogo que aborda o ciclo do nitrogênio. Até o fim de março, também estará disponível o jogo Biota, que contempla todas as classes de seres vivos e que se baseia na dinâmica do jogo Perfil.

O projeto MicroTodos nasceu em 1994, a partir de uma análise crítica do ensino de microbiologia, de onde se concluiu que essa área oferece poucos atrativos e está desvinculada do cotidiano do aluno. A estratégia do grupo, segundo a pesquisadora, foi desenvolver jogos com uma abordagem voltada para o papel benéfico e fundamental dos microrganismos em nossas vidas e na manutenção das condições naturais que garantem a vida no planeta.

‘Além disso, o jogo envolve o aluno e o estimula a testar seus limites e a criar uma estratégia, num ambiente lúdico que numa aula convencional não é criado’, finaliza Maria Lígia.

Rafael Veríssimo – Agência USP