USP: IPT aprova novo extintor para veículos

A partir de 2005, veículos broduzidos no Brasil sairão das fábricas com o novo equipamento

seg, 09/08/2004 - 21h04 | Do Portal do Governo

A partir de janeiro de 2005, os veículos produzidos no Brasil sairão de fábrica com o novo extintor com pó químico ‘ABC’, que dará lugar ao extintor com pó químico ‘BC’. Esta mudança segue a resolução n° 157, de abril de 2004, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), realizou testes comparativos entre os dois agentes e concluiu que a decisão é tecnicamente correta, porque determina a utilização de um equipamento mais adequado para combater princípio de incêndio nos automóveis.

Segundo o engenheiro José Carlos Tomina, chefe do Agrupamento de Segurança do IPT, setor responsável pelos testes, ‘a mudança é totalmente benéfica para o consumidor. Primeiro, porque ele terá um extintor adequado para combater as 3 classes de fogos possíveis nos veículos.

Parece pouco, mas temos cerca de 28 milhões de veículos protegidos parcialmente, já que o atual extintor, com pó químico ‘BC’, não apaga princípios de incêndio da classe A – os sólidos combustíveis. Sem falar que o novo extintor, com pó químico ‘ABC’, tem maior validade – 5 anos, contra 3 do extintor atual – gerando um benefício direto e indiscutível ao usuário’, explica.

Tomina informou ainda que os extintores de incêndio para veículos são seguros, pois, como já acontecia com o extintor com pó químico ‘BC’, o novo equipamento, com pó químico ‘ABC’, passa por rigorosos ensaios antes de ser utilizado. Além disso, são avaliados um a um na linha de produção, para detectar e impedir a ocorrência de microvazamentos.

Quanto a algumas críticas segundo as quais os motoristas não sabem utilizar os extintores, o que supostamente tornaria o equipamento inútil durante uma ocorrência de fogo, Tomina argumenta que o extintor é a maneira mais segura de evitar as mortes durante um incêndio em veículos. Defende, ainda, que o Contran exija, nos testes de habilitação, um rápido treinamento ensinar ao motorista como operar corretamente o extintor, o que não demandaria mais do que 30 minutos de aprendizagem.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720, na Assessoria de Imprensa do IPT ou e-mail jgarcia@ipt.br, com João Garcia.

Da Agência USP de Notícias/L.S.