USP: IPq cria projeto de prevenção ao abuso sexual na infância e adolescência

Objetivo é prevenir as consequências e marcas deixadas pelo abuso sexual

seg, 12/07/2004 - 18h54 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense (Nufor) e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria (IPq)- HCFMUSP está iniciando o Projeto Informativo de Prevenção ao Abuso Sexual (PIPAS), sob coordenação do psiquiatra Sergio Rigonatti e da psicóloga Mery Candido de Oliveira.

Com o objetivo de prevenir as consequências e marcas deixadas pelo abuso sexual contra crianças e adolescentes, o PIPAS tem a missão de oferecer atendimento psicossocial e psiquiátrico (intervenção breve com técnicas cognitiva comportamental e psicodrama) às vítimas e familiares e/ou responsáveis; treinar profissionais e realizar cursos na área.

A idéia é promover parcerias com os órgãos de justiça e de segurança pública, unindo psiquiatras, psicólogos, delegados, advogados e juízes em trabalho conjunto.

Um exemplo da importância dessa parceria foi um procedimento ocorrido recentemente, quando uma delegacia da mulher da capital, requereu a presença de um profissional do PIPAS para acompanhar o depoimento de uma criança abusada sexualmente.

A intervenção de apoio psicológico favoreceu que a irmã mais nova revelasse (pela primeira vez), que também sofria os mesmos abusos.

PIPAS realiza curso avançado

Estão abertas as inscrições para o curso avançado em práticas psicossociais a vítimas de violência doméstica, que terá início em 20 de agosto de 2004 (sempre às sextas-feiras), das 13hvàs 17 horas, no Centro de Aprimoramento de Pessoal do HC (CAP).

Destinado a psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, o curso tem duração de 3 meses. Inscrições e informações: (11) 3069 7929