USP: Instituto Franco-Brasileiro de Administração busca parceiros empresariais

Objetivo do encontro é buscar apoio de cooperação financeira

qua, 18/08/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo

Dirigentes das maiores e mais representativas empresas francesas e brasileiras irão participar de uma reunião nesta quinta-feira, dia 19, às 19 horas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, na Cidade Universitária. Na oportunidade, serão apresentadas propostas para associar essa comunidade empresarial ao Instituto Franco Brasileiro de Administração. Trata-se de entidade criada por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da École Supérieure des Affaires da Université Pierre Mendès France, de Grenoble, na França (ESA/UPMF).

O objetivo do encontro é buscar apoio de cooperação financeira junto a empresários franceses operando no Brasil e brasileiros atuando na França para incrementar as atividades acadêmicas e empresariais entre os dois países. Virá diretamente da França para essa reunião, o professor e economista francês Hubert Drouvot, diretor do Instituto e especialista em América Latina e Brasil. Presentes também os professores Fernando Carvalho de Almeida, pela ESA/UPMF, Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi e Adolpho Walter Pimazoni Canton, pela FEA/USP, que vão divulgar ações do Instituto e projetos de cooperação unindo França e Brasil. Entre as propostas está a realização do 3º Congresso Internacional do órgão, na França, no ano que vem. Simultaneamente, será tratado o tema acadêmico do reconhecimento do duplo diploma para a pós-graduação envolvendo as duas escolas de Administração.

‘Vamos reunir empresas brasileiras e francesas que tenham operação nos dois países para associá-las ao Instituto, em forma de parceria, com a finalidade de desenvolver atividades educacionais, pesquisas e aplicações práticas na área da Administração. É importante ter o apoio das empresas internacionais para a produção de atividades acadêmicas e voltadas para a vida empresarial, de tal forma que possamos desenvolver nossos objetivos, tanto na França, como no Brasil’, informa o professor Grisi, da FEA/USP e do Instituto Franco Brasileiro de Administração.

Para fazer prosperar as atividades pedagógicas e científicas do Instituto Franco Brasileiro de Administração é fundamental o apoio das empresas, de modo a financiar o intercâmbio de professores e alunos, a realização de pesquisas e o desenvolvimento de novos projetos. Além disso, serão incentivadas medidas para consolidar as ações do Instituto, para incrementar as atividades acadêmicas e empresariais, garantindo o avanço da cooperação educacional entre os dois países.

Ao mesmo tempo, segundo o professor Grisi, as empresas parceiras que cooperarem para o financiamento do Instituto Franco Brasileiro de Administração poderão ter como retribuição a prestação de serviços pelas escolas dos dois países. Entre as alternativas estão consultoria em comércio internacional, pesquisas de gestão e mercadológicas, apoios nas atividades de distribuição num ou noutro país, assessoria para fixação de marca, desenvolvimento de mercados internacionais, além da certificação de produtos e adequações às normas técnicas existentes.