USP: Instituto de Psiquiatria pretende detectar psicoses precocemente

Projeto está aberto a jovens de ambos os sexos, dos 14 aos 30 anos, residentes na capital

sex, 22/10/2004 - 12h22 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria – IPq – do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está iniciando projeto de pesquisa inédito, que vai oferecer informações e apoio para pessoas com risco de desenvolver psicoses. Trata-se do projeto ASAS – Avaliação e seguimento de adolescentes e adultos jovens na cidade de São Paulo.

Segundo Mario Louzã Neto, coordenador do projeto, a adolescência e o início da idade adulta são períodos de grande risco para o desenvolvimento de alguns distúrbios mentais graves, denominados psicoses e caracterizados por sintomas como delírios, alucinações, alterações do humor (euforia e depressão), entre outros.

Até o momento, não existem serviços ou trabalhos voltados para o diagnóstico precoce desses transtornos, que geralmente são mal compreendidos e só identificados depois de dois a três anos após os primeiros sinais, tornando o tratamento mais difícil e reduzindo as chances de controle e recuperação.

E é com o objetivo de fazer esse diagnóstico precoce e oferecer melhores condições de tratamento, informações e apoio, que o Projeto ASAS está aberto a jovens de ambos os sexos, dos 14 aos 30 anos, residentes na capital, que apresentem por mais de duas semanas qualquer das seguintes manifestações:

Ansiedade, irritação ou depressão, dificuldade de concentração, alteração do sono e do apetite, pensamento confuso ou atrapalhado, preocupação excessiva, idéias ou pensamentos incomuns ou estranhos, pensamentos que ‘não saem da cabeça’, necessidade de repetir comportamentos aparentemente sem sentido, experiências incomuns como imaginar que vê coisas ou ouvir vozes, isolamento da família e amigos, dificuldades no desempenho escolar e/ou no trabalho.

Para participar, o interessado pode entrar em contato com o ASAS pelo telefone 3083 2655, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, ou por e-mail: asas.sp@terra.com.br

Da Assessoria de Imprensa IPq / HCFM-USP