USP: Instituto de Geociências anuncia novo curso de graduação

Curso do IGC será o primeiro na área a ser oferecido no Brasil

ter, 27/05/2003 - 20h32 | Do Portal do Governo

Para um mundo em que a conscientização ambiental é um tema cada vez mais importante, o Instituto de Geociências (IGc) da USP irá oferecer, a partir de 2004, seu novo curso de graduação: Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental.

O curso será oferecido no período noturno e terá 40 vagas, e foi aprovado pelo Conselho Universitário da USP nesta terça-feira, dia 27. A primeira turma começará as atividades em 2004.

‘Muito se estuda o verde, a vida, mas se esquece que o ambiente é composto também pelos minerais, pelas coisas não-vivas’, explica a professora Maria Cristina Motta de Toledo, coordenadora dos grupos de estudo responsáveis pela formação do novo curso. ‘O ensino das noções básicas da Geologia está no conteúdo de diferentes disciplinas no ensino médio e fundamental, mas atualmente é praticamente esquecido nas escolas’, justifica a professora.

Para Maria Cristina, o ‘abandono’ do ensino das Ciências da Terra iniciou-se na década de 50, quando a disciplina de História Natural, que combinava conceitos de Geologia e Biologia, foi extinta: ‘desse período em diante, os conceitos da Geologia foram deixados em segundo plano’, justifica.

Primeiro do Brasil

O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental oferecido pelo IGc será o primeiro do Brasil. ‘A USP tem a obrigação de se manter na dianteira, de ser a responsável por criar novas correntes de pensamento’, comenta o diretor do Instituto, Wilson Teixeira. As propostas para formação do curso foram debatidas por muito tempo e expostas em diversos encontros de profissionais e pesquisadores de Geologia, e, segundo a professora Maria Cristina, ‘houve um entusiasmo muito grande no meio, com muitos interessados na proposta’.

O caminho para a constituição do curso iniciou-se em 2001, quando foi formada uma comissão para discutir a viabilidade da nova carreira. Em setembro de 2002 o IGc tinha o projeto pronto para encaminhá-lo à Universidade e então foram feitas séries de preparações até esta terça-feira, dia 27, quando o Conselho Universitário confirmou sua aprovação.

As atividades e o conteúdo do curso podem ser agrupadas em quatro blocos, contemplando a formação científico-cultural, os fundamentos da Educação, a metodologia de ensino e os conhecimentos específicos. Disciplinas serão ministradas em conjunto com outras unidades da USP, como Instituto Oceanográfico (IO), Instituto de Biociências (IB) e Faculdade de Educação (FE), que atenderá principalmente na parte da formação pedagógica, entre outras.

O profissional formado neste novo curso terá sua atuação voltada principalmente ao ensino: ‘com o que aprendeu na graduação, terá facilidade para trabalhar tanto na educação básica e fundamental, quanto mesmo na superior, já que cursos de engenharia, química e outros têm muitas disciplinas relacionadas com o estudo da geologia’, comenta o diretor do IGc. ‘Mas sua atuação também poderá ocorrer em outras áreas, como por exemplo o turismo.

Com o ecoturismo em alta, um profissional que conhece os detalhes de rochas, subsolo e outros elementos pode ser muito procurado pelo mercado’, aponta Teixeira. Outra área de atuação será os centros de Educação Ambiental de grandes empresas, como mineradoras. O ingresso na carreira será realizado por aprovação no vestibular da Fuvest.

Mais informações: (11) 3091-3974