USP: Instituto de Estudos Avançados promove concurso de redação para discutir redes de comunicação

Proposta é estimular nos estudantes do ensino médio a reflexão a respeito da WEB

qua, 06/08/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

Estimular a reflexão sobre o potencial das redes virtuais de comunicação e seus aspectos positivos e negativos. Com esse objetivo a Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) instituiu o concurso de redação para estudantes do ensino médio sob o tema Redes do Futuro: Inteligência, Ignorância ou Loucura?.

Os trabalhos deverão ter no máximo 100 linhas de 70 toques (7 mil caracteres incluindo espaços em branco). Todas as formas literárias serão aceitas: prosa, verso, ensaio, projeto ou relatório de projeto, resenhas, crítica de obras de arte e manifestos. Somente poderá ser inscrito um trabalho por aluno.

As redações devem ser enviadas até o dia 15 para o endereço eletrônico cidade@edu.usp.br, com a expressão Redes do Futuro, informando nome do aluno, idade, professor responsável e escola. Por correio convencional serão aceitos apenas os trabalhos em braile. Os três melhores textos serão premiados. O primeiro colocado receberá um computador. A premiação será feita no dia 20, durante o evento Geração Digital – acesso e inclusão, organizado pela Cidade do Conhecimento.

Show da inclusão digital

O evento Geração Digital – Acesso e Inclusão será realizado no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, das 14 às 20 horas do dia 20, paralelamente ao Comdex 2003, principal evento da América Latina nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, que integra feira de negócios e congresso técnico.

Na programação do evento estão previstos concursos, gincanas e prêmios. As atrações terão duração média de 20 minutos. Entre outros temas serão debatidos: inclusão social e econômica por mídias digitais; deficiência e cidadania numa sociedade inclusiva; profissões do futuro: novas carreiras, exigências e perspectivas; juventude e cultura digital: a visão de futuro das novas gerações.

Há 800 lugares para o Show da Inclusão e 300 ingressos para visitação à Comdex 2003. As inscrições para participação podem ser feitas no site www.cidade.usp.br até o dia 18. Será dada prioridade aos alunos do Ensino Médio da rede pública e usuários dos centros de acesso público à Internet.

Território virtual, saber real

Criado há dois anos, a Cidade do Conhecimento (www.cidade.usp.br) é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. Trata-se de uma rede digital para democratizar o acesso à produção universitária e usá-la para a integração social e a busca de soluções para problemas da sociedade brasileira.

Foram colocados em prática mais de dez projetos diferentes, como pesquisa, ensino e extensão, com o objetivo de gerar rede cooperativa de produção de conhecimento. “A idéia é combinar ferramentas e metodologias de educação à distância e de outras tecnologias com a gestão do conhecimento e de projetos sociais”, explica Lilian Starobinas, coordenadora do Programa Educar na Sociedade da Informação, uma das iniciativas da Cidade do Conhecimento.

SERVIÇO
Mais informações, acesse a página www.cidade.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-4305

Joice Henrique
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)