Índios guaranis estarão no Instituto de Psicologia (IP) da USP, na terça-feira, dia 20, às 12h30, para o evento que se insere no Projeto Alcoolismo e Processos de Deterioração entre Indígenas Guaranis do Município de São Paulo. A proposta é de compreensão e intervenção psicossocial e recebeu o apoio da Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
O Projeto decorreu de um pedido de auxílio feito pelas lideranças das aldeias guaranis, em virtude dos crescentes índices de alcoolismo e a dependência alcoólica entre os índios dessa etnia, que vivem na região de Parelheiros, em São Paulo.
A partir das 14 horas, haverá apresentações dos índios, palestras e debates na sala 20 do Bloco Didático. A tradição guarani será mostrada por meio de danças e cânticos, artesanatos e outras formas de manifestação artística e cultural. Também será uma oportunidade de debater temas a respeito das dificuldades que eles vêm vivendo.
Olívio Jekupe, índio guarani que foi estudante de Filosofia na Universidade e autor de sete livros, também participa do evento coordenado pela professora Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social .
O IP fica à Avenida Professor Mello Moraes, 1.721, sala 20 do Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: (0XX11) 3091-4173.
Da Agência USP de Notícias
L.S.