USP: Incubadora vira sala de aula

Disciplina de empreendedorismo do curso de Administração da FEA/USP promove integração com empresários do Cietec

seg, 19/05/2003 - 20h51 | Do Portal do Governo

Alunos do quarto e quinto anos do curso de graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) têm um diferencial em sua grade curricular, aulas práticas da matéria de empreendedorismo no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec).

Os estudantes fazem visitas para conhecer a incubadora, localizada no próprio campus da universidade em São Paulo, a fim de entenderem um pouco mais sobre os objetivos da entidade. Além disso, os universitários criam uma maior proximidade com os empresários das empresas instaladas na incubadora durante um semestre. Grupos de cinco a sete alunos adotam um empreendedor e desenvolvem, neste período, o plano de negócios de sua empresa.

Este ano, das 80 empresas instaladas na incubadora, cinco serão beneficiadas com a parceria (Ibasil, Adespec, Livronline, Coll Projetos, Mamute Mídia e BGE). Todas possuem projetos inovadores que são desenvolvidos com o apoio do Centro, através de cursos, consultorias e acesso às infra-estruturas dos laboratórios de pesquisa do IPEN e IPT.

Segundo o professor responsável pela integração entre a universidade e a incubadora, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, a experiência foi realizada em 2002 com muito êxito. ‘Percebemos que o aproveitamento e o desempenho dos alunos foram melhores, uma vez que eles se interessaram em realizar pesquisas e montar um plano de negócios completo para uma empresa real’, explica.

‘Tanto os alunos, quanto os empreendedores são beneficiados. Já que os empresários deverão participar uma vez por semana de aulas de uma hora e meia, a fim de passar todas as informações necessárias para o desenvolvimento do plano de negócio de sua empresa aos alunos e acompanhar todo o processo de desenvolvimento do plano’, declara o gestor executivo do Cietec, Sergio Risola.

Uma das empresas que participaram da proposta no ano passado foi a CNZ, especializada no desenvolvimento de projetos de eletrônica embarcada, sistemas digitais e micro-controladores. Para o diretor da incubada Edmur Canzian, a experiência foi muito produtiva. ‘Recebemos através dos alunos suporte financeiro e conhecimento para um melhor controle de fluxo de caixa e investimentos. Além disso, nosso plano de negócios foi atualizado e um planejamento estratégico foi desenvolvido de maneira que pudéssemos cumpri-lo’, afirma.

Sobre o Cietec

Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.