USP: ICMC dispõe de tecnologia para controle de robôs móveis com total autonomia

Protótipo está pronto e a metodologia testada e comprovada para ser utilizada

seg, 19/04/2004 - 21h27 | Do Portal do Governo

Um robô programado no Departamento de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, é capaz de movimentar-se com 100% de autonomia dentro de um trajeto pré-determinado. O protótipo está pronto e a metodologia testada e comprovada para ser utilizada.

‘Nosso robô pode atuar na entrega de documentos, peças, etc. Em hospitais, pode auxiliar na administração de medicamentos, por exemplo’, diz a professora Roseli Aparecida Francelin Romero, coordenadora do projeto Aprendizado de Robôs Móveis via Software e Hardware (ARMOSH) do ICMC.

No próprio departamento do ICMC, um robô Pioneer dotado de vários algoritmos, pode navegar com total autonomia. ‘Primeiro ele mapeou todo o ambiente e os pontos de parada, por meio de um sensor a laser’, explica a professora. Os comandos são programados em um laptop instalado no robô. Além disso, o equipamento possui sete sonares que servem para detecção de objetos que estejam em seu trajeto, e uma câmera digital do tipo webcam.

De acordo com Roseli, estão sendo utilizados modelos de redes neurais artificiais para que o robô possa ter seu controle baseado em imagens. ‘Isso implica em maior autonomia por meio de informações visuais. Após treinamento, o próprio robô pode decidir seu trajeto de acordo com a necessidade, por meio de novas imagens’, garante a pesquisadora. O próximo passo é a instalação de um sistema de comunicação via rádio, o que possibilitará a comunicação com o robô via internet de um computador remoto.

Baixo custo

‘Já estamos contatando empresas que estejam interessadas em implantar a tecnologia’, conta Roseli. De acordo com a pesquisadora, no Brasil existem condições para a fabricação de robôs autônomos para usos diversos. ‘Com a comunicação via rádio, que deveremos concluir até o final do ano, a construção de um robô deste tipo não chegaria a R$ 2 mil’, afirma. O robô utilizado nas pesquisas do ICMC possui 35 centímetros de altura por 50 centímetros de comprimento e tem total autonomia em trajetos pré-determinados.

O projeto ARMOSH de confecção de robôs móveis e autônomos existe no ICMC há quatro anos e é composto por professores, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos. Além da professora Roseli, integram a equipe os professores Eduardo Marques e Eduardo do Valle Simões, ambos do Departamento de Computação e Estatística do ICMC.