USP: Hospital Universitário faz curso de Especialização em Fisioterapia Pneumo-Funcional

Inscrições vão até o dia 20 de dezembro de 2005

qua, 14/12/2005 - 12h34 | Do Portal do Governo

Os interessados em se inscrever para o curso de Especialização em Fisioterapia Pneumo-Funcional oferecido pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo têm até o dia 20 de dezembro para efetuar as inscrições com depósito bancário no valor de R$ 50,00.

A prova acontece dia 13/1/2006, às 9 horas, no HU, e tem caráter eliminatório. Após esta primeira fase o candidato será submetido a uma entrevista, onde será realizada a análise do currículo. A data e o local ainda serão definidos pelo Serviço de Fisioterapia do HU-USP, órgão responsável pela organização do curso.

Foram abertas 12 vagas e as aulas terão início em 1/2/2006 com término em 31/1/2007. A carga horária total é de 1.440 horas, sendo 5 horas diárias. O valor da mensalidade é de R$ 550,00.

O curso é teórico e prático e tem como público-alvo fisioterapeutas graduados. As disciplinas teóricas a serem ministradas são fisiologia respiratória (adulto e pediátrica), fisiopatologia pulmonar (adulto e pediátrica), ventilação mecânica (adulto e pediátrica), fisioterapia aplicada e radiologia. A prática clínica supervisionada será desenvolvida nas seguintes áreas: UTI e semi-intensidade adulto, UTI pediátrica, UTI neonatal, enfermarias (médica, cirúrgica e pediátrica) e pronto atendimento domiciliar.

Segundo Alexandra Siqueira Colombo, chefe do Serviço de Fisioterapia do HU e coordenadora da Especialização, o curso em Fisioterapia Pneumo-Funcional tem como objetivo formar especialistas na área de fisioterapia respiratória no ambiente hospitalar e atendimento domiciliar. A conclusão do curso confere ao fisioterapeuta título de especialista pela USP, com reconhecimento acadêmico e validade nacional.

‘O fisioterapeuta respiratório atua no atendimento a pacientes com distúrbios respiratórios primário e secundário nos seus diferentes estágios de evolução, bem como na prevenção e na reabilitação de seqüelas’, explica Alexandra.

Informações sobre o curso:
– Hospital Universitário da USP – Secretaria do Departamento Médico
– Av. Professor Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária (SP)
– Tel: (11) 3039-9499, com Sra. Maria Akie