USP: Física Computacional garante diversidade de atuação no mercado e na pós-graduação

Novo curso formará profissionais altamente qualificados, aptos a trabalhar em diversas áreas de alta tecnologia

sex, 17/06/2005 - 21h43 | Do Portal do Governo

Ao unir o preparo teórico da Física com o potencial de aplicação da Computação, o novo curso formará profissionais altamente qualificados, aptos a trabalhar em diversas áreas de alta tecnologia

André Benevides

As áreas de alta tecnologia, telecomunicações, bioinformática, automação industrial, nanotecnologia e ciência dos materiais são alguns dos campos em que os profissionais formados em Física Computacional estarão aptos a trabalhar

Os alunos que forem selecionados para o curso de Física Computacional, da USP de São Carlos, no vestibular da Fuvest 2006, receberão uma formação que garantirá ampla atuação no mercado profissional. ‘Esta união entre física e computação é muito feliz, porque alia o forte preparo teórico do físico com o enorme potencial de aplicação da computação’, explica o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP Luciano da Fontoura Costa, coordenador do Grupo de Instrumentação e Informática e um dos proponentes do novo curso.

As áreas de alta tecnologia, telecomunicações, bioinformática, automação industrial, nanotecnologia e ciência dos materiais são alguns dos campos em que os profissionais formados em Física Computacional estarão aptos a trabalhar. Além disso, estes alunos teriam uma possibilidade de cursar uma gama maior de especializações na pós-graduação. ‘Esta abertura é possível graças à formação mais diversificada que o estudante receberá’.

Costa lembra que a Física Computacional já era uma opção, mas na forma de especialização do curso de Física. Agora, a grade curricular foi revista e atualizada, na intenção de adaptar o conteúdo às exigências de hoje. ‘Foram retiradas algumas matérias consideradas ‘satélites’ para dar lugar ao conteúdo de computação’.

Desta maneira, a proporção do conteúdo nos quatro anos de aulas deve ficar em torno de 40% de física, 30% de matemática e 30% de computação. O professor ressalta alguns pontos fortes do novo curso, como a complementação das habilidades e a integração entre as três grandes áreas.

Infra-estrutura

Segundo Costa, os 40 alunos que ingressarão no curso já no ano que vem terão aulas no Departamento de Física e Informática, com suporte do corpo docente tanto do IFSC quanto do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), também da USP de São Carlos. ‘Eles utilizarão os recursos já existentes, que serão expandidos’.

Está prevista a contratação de professores e a construção de novos laboratórios, principalmente para a área da computação. A idéia é que também um edifício seja construído para abrigar o novo curso. ‘O prédio não está em construção, mas nosso diretor, Roberto M. Faria, encontra-se empenhado neste assunto. Possivelmente o novo prédio será localizado no Campus 2 de São Carlos’, afirma.

O professor acrescenta ainda que a cidade é um pólo de alta tecnologia e que os campi da USP de São Carlos são essencialmente voltados para a área de exatas, favorecendo a formação dos alunos. ‘Isso abre a oportunidade de os estudantes conviverem em um ambiente cujos elementos estão todos ligados aos seus campos de atuação’.

Outro curso que terá início no próximo ano na USP de São Carlos é o de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, relacionado às áreas de bioquímica e novos fármacos. Serão disponibilizadas 40 vagas em período integral.

Da Agência USP de Notícias
C.A.