USP: Feira de Ciência e Engenharia recebe trabalhos de quinze estados

Evento será realizado entre os dias 12 e 14 deste mês

qui, 06/03/2003 - 10h33 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP


Estudantes de 15 estados brasileiros enviaram mais de 150 trabalhos científicos para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), organizada pela Escola Politécnica (Poli) da USP, que será realizada dias 12 a 14. Participam do evento alunos do ensino médio e técnico e da 8ª série do ensino fundamental da rede pública e particular. O objetivo da feira é incentivar a criatividade dos jovens e dar-lhes oportunidade de mostrar seus trabalhos e pesquisas.

Os projetos apresentados concorrem em sete categorias: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Engenharias. Dos cem trabalhos finalistas, 44 são de escolas públicas e 33 do setor privado. O restante é oriundo de clubes de ciências, que congregam alunos de ambos os setores.

“O processo de criação é mais importante do que o resultado”, afirma Roseli de Deus Lopes, coordenadora-geral da Febrace e professora da USP. Ela explica que o objetivo é estimular no aluno a observação de problemas na natureza e na sociedade e fazer com que eles apresentem soluções.

Premiação

No dia 12 haverá exposição dos projetos finalistas a um júri formado por especialistas convidados e da USP. Os trabalhos ficarão expostos para visitação pública dias 13 e 14, das 14 às 18 horas, no Prédio da Administração da Escola Politécnica, com entrada franca. A cerimônia de premiação será na sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, no dia 15, às 9 horas.

Dentre os prêmios estão quatro notebooks, sete microscópios digitais – destinados às escolas de trabalhos vencedores -, duas câmeras fotográficas digitais e duas filmadoras também digitais.

Haverá seleção de projetos para representar o Brasil na Internacional Science & Engeneering Fair – feira internacional que conta com a participação de estudantes de 40 países. Os autores dos melhores trabalhos receberão passagens áreas para participar do evento em Cleveland, EUA, em maio.

Nas manhãs dos dias em que ocorre a Febrace, os estudantes visitarão laboratórios e Museus da USP. A finalidade é estreitar os laços entre escolas públicas e privadas e a universidade. “Isso auxiliará a formação de futuros cientistas” afirma a coordenadora do evento.

O prédio de Administração da Poli fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

(AM)