USP: FDA aprova prótese brasileira à base de óleo vegetal extraído da mamoma

Descoberta abre a possibilidade de um tratamento melhor e mais barato a milhares de pessoas

ter, 13/05/2003 - 20h40 | Do Portal do Governo

Criar próteses leves, baratas e que não sejam rejeitadas pelo organismo. E tudo isso tendo como base um óleo vegetal extraído da mamona. Esse é o resultado de quase duas décadas de pesquisas coordenadas pelo professor Gilberto Chierice, do Instituto de Química de São Carlos da USP.

A equipe coordenada por Chierice desenvolveu um polímero vegetal extremamente maleável e totalmente biocompatível, que possibilita que o corpo humano substitua gradativamente essa massa vegetal por células ósseas. A descoberta abre a possibilidade de um tratamento melhor e mais barato a milhares de pessoas que todos os anos sofrem com acidentes domésticos ou de trabalho, com armas de fogo e doenças, por exemplo.

A massa vegetal já foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano que regula a liberação de novos alimentos e drogas e que é referência mundial no assunto. A liberação de seu certificado é prevista para junho. ‘Eu não tenho conhecimento de um produto brasileiro dessa importância que tenha sido aprovado por uma agência com a credibilidade da FDA’, ressalta o professor.

A aprovação do órgão americano vai possibilitar, ainda segundo Chierice, a penetração, no exigente mercado médico norte-americano, de um produto brasileiro de alta tecnologia, e a possibilidade desse produto ser comercializado para o resto do mundo. Para o professor, não é ele, mas sim o país que ganha com o reconhecimento internacional da pesquisa. ‘É um produto brasileiro de alta tecnologia, desenvolvido e testado por brasileiros, e com a participação de nossas universidades’, completa.

Francisco Ângelo, do USPOnline