USP: Faculdade de Saúde Pública organiza Fórum de Violência Sexual

Evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 30

qua, 28/04/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Por que a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes não chega ao conhecimento dos órgãos públicos? De cada quatro ou cinco casos de abuso sexual, apenas um é denunciado. Essas constatações dos médicos e pesquisadores do Programa de Atenção à Violência Sexual (Pavas) do Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” (Csegps), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, serão discutidas no I Fórum Pavas de Violência Sexual, dia 30 de abril, no anfiteatro da FSP/USP (Avenida Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César).

Com 130 vagas, a palestra é destinada a profissionais e estudantes formados, que atuam nas áreas de saúde, educação, justiça, entre outros interessados. O objetivo é promover discussão e reflexão sobre o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes e apresentar diferentes experiências de intervenção relacionadas ao tema.

Em seus oito anos de existência, o Pavas atende especialmente a crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, para melhoria de sua auto-estima. Realiza pesquisas de amostragem com esse público e divulga os resultados dessas análises. Desde que o programa foi criado foram acolhidos 365 casos.

A equipe, formada por médico, psicólogas e assistente social, realiza anualmente curso de atualização de atendimento para profissionais que lidam diretamente com essas pessoas. Com duração de seis meses, a atividade aborda diferentes disciplinas que envolvem aspectos jurídico, social, médico, psicológico, epidemiológico, moral e ético.

As prefeituras de Paulínea, Diadema, Jundiaí e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolvem programas sociais contra esse tipo de violência. Por terem participado do treinamento, durante o fórum alguns representantes dessas instituições relatarão os resultados de seus trabalhos.

“Deixamos de rotular os que passaram por situação de violência como ‘vítimas’, porque se tornavam resistentes ao tratamento”, frisa o ginecologista Theo Lerner. Ele destaca que as pesquisas são realizadas para se tentar descobrir quais são as melhores maneiras para se lidar com casos distintos. “As assistências médica, policial, jurídica, psicológica e social têm linguagens próprias e diferentes. Na palestra, esclareceremos o papel de cada setor, seus limites e como devem se integrar. Cada equipe deve estar atenta para saber quais as necessidade dos atendidos”, informa.

O evento terá a coordenação da professora Ana Cristina d´Andretta Tanaka, diretora de Csegps, e do professor Cláudio Gastão Junqueira de Castro, do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP/USP.

Serviço
I Fórum Pavas de Violência Sexual será no dia 30/04/2004, das 8 às 17 horas, no anfiteatro Paula Souza da FSP/USP (Avenida Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César).
Inscrições custam R$ 15,00 e podem ser feitas pessoalmente até o dia 29 de abril na FSP/USP, das 9 às 15 horas, ou pelo site www.fsp.usp.br.
Outras informações: telefone (11) 3066-7787, Fax: (11) 3081-9001

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)