USP: Faculdade de Saúde Pública comemora o Dia Mundial da Saúde

Faculdade realizará a mesa de debates 'O futuro da vida: Ambientes saudáveis para as Crianças', tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde

sáb, 05/04/2003 - 14h57 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 14 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará a mesa de debates O futuro da vida: Ambientes saudáveis para as Crianças, tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser discutido e divulgado durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Segundo o professor Aristides de Almeida Rocha, diretor da FSP, um ambiente saudável não é definido apenas por aspectos físicos, como moradia e infra-estutura urbana. ‘Também são importantes as condições de ensino, a orientação dada aos pais e responsáveis, a legislação e os instrumentos de proteção das crianças contra a violência’, afirma. ‘Desse modo, pode-se criar um quadro favorável ao desenvolvimento infantil.’

A sócióloga Ana Maria Caricari, que trabalha com a professora Márcia Faria Westphal em projetos de promoção da saúde, afirma que a escola não deve apenas transmitir conteúdos, mas trabalhar os fatores de risco que levam à violência. ‘Através do envolvimento com alunos e familiares, pode-se abordar problemas como o tráfico de drogas e o desemprego’, relata. ‘A escola precisa assumir um compromisso político na comunidade em que está inserida’.

A formação de grêmios estudantis contribui com a formação política e a construção da cidadania dos alunos, de acordo com Ana Maria ‘A abertura das escolas nos fins de semana proporciona opções de lazer para comunidades carentes’, diz. A sociologa relata que a equipe da FSP tem atuado em escolas municipais de São Paulo, mas são iniciativas isoladas. ‘A promoção da saúde através das escolas deveria fazer parte das políticas públicas, tornando-se um compromisso de governo’, conclui.

O ciclo de debates, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pelo Departamento de Saúde Materno Infantil da FSP terá palestras sobre Escola Saudável, uma forma de resistência à violência na infância, com Márcia Westphal, Psicologia para o desenvolvimento infantil, com o professor Alberto Olavo Advincula Reis e Direitos Humanos das crianças e adolescentes, com o professor Ivan França Júnior. O evento acontece no Anfiteatro Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.

Júlio Bernardes – agência USP