USP: Faculdade de Medicina Veterinária realiza implantes de próteses ósseas em cães

Operações estão servindo para estudar a reação dos animais

sex, 07/03/2003 - 14h48 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP já realizou duas cirurgias de implantes de próteses ósseas em cachorros. As operações, inéditas na literatura veterinária, estão servindo para estudar a reação dos animais, uma vez que a mesma técnica é utilizada com sucesso em seres humanos. As próteses podem ser uma alternativa à amputação em casos de câncer ou fraturas de difícil recuperação.

A cirurgia consiste em substituir um segmento de osso danificado por uma prótese de titânio, com extremidades mais finas, que é encaixada e colada ligando duas partes saudáveis. Na melhor das hipóteses, o tecido ósseo se recupera e se expande até que as partes ligadas pela prótese se encontrem, cobrindo o titânio. Esta cobertura, no entanto, não é necessária. A cirurgia não utiliza placas, pinos ou materiais externos, sendo esteticamente imperceptível.

Segundo o professor Cássio Ferrigno, ortopedista do Departamento de Cirurgia da FMVZ, os cães operados têm vantagens e desvantagens em relação às pessoas. ‘Eles são mais leves e se apoiam em quatro patas, mas não se pode esperar que façam repouso ou usem um apoio. Além disso, o encaixe é tão firme que não diferenciam a perna operada das outras, e não tomam cuidado’. Ferrigno salienta que as reações do organismo também podem ser diferentes das dos seres humanos.

M.J.