USP: Faculdade de Medicina Veterinária oferece cirurgias gratuitas de castração

Cirurgias serão feitas até o mês de novembro

qui, 25/08/2005 - 10h10 | Do Portal do Governo

Entre os meses de agosto e novembro de cada ano a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ) oferece gratuitamente à comunidade cirurgias de castração em animais. Sob a supervisão de docentes, elas são feitas por estudantes do 4º ano do curso de Veterinária, matriculados na disciplina “Técnica Cirúrgica”, que aprendem como castrar gatos (machos e fêmeas) e cães (somente machos).

Júlia Maria Matera, professora titular da FMVZ, afirma que dada a complexidade do procedimento cirúrgico da castração de cadelas, este não é realizado pelos estudantes. Ela explica que todo animal levado à faculdade para este fim passa por um exame prévio.

Além de ser importante para o controle populacional – pois impossibilita a reprodução –, essa cirurgia evita doenças. Nas fêmeas, o risco de tumor de mama, por exemplo, é reduzido, enquanto que nos machos o desenvolvimento de problemas prostáticos é barrado.

Algumas dessas doenças animais podem ser transmitidas ao homem – chamadas de zoonoses. É o caso da brucelose. Transmitida por meio do líquido seminal dos machos ou do corrimento vaginal das fêmeas, ela pode causar ao homem inflamações sérias nas articulações, bem como fortes picos de febre.

O animal castrado também encontra outras limitações, como a dificuldade de se “marcar território”. Júlia Maria esclarece que cães e gatos o fazem através da urina, porém, após a castração o odor do líquido é alterado, diminuindo a eficiência deste método. Ela lembra ainda que quando os gatos estão “inteiros” (ou seja, antes da cirurgia) eles são andarilhos, costumam sair de casa para passeios, hábito que se modifica, visto que eles se tornam mais fixos e adaptados ao ambiente doméstico.

Vale lembrar que o Hospital Veterinário realiza castrações durante todo o ano, mas esse serviço é pago e os preços variam de acordo com o procedimento anestésico necessário a cada animal. Lá as cirurgias são feitas por médicos veterinários formados ou estudantes residentes. São realizadas cerca de 400 castrações por ano.

As cirurgias gratuitas devem ser agendadas através do telefone (11) 3091-1232 – falar com Nei. Mais informações no site da FMVZ.

Daniel Milazzo, USP Online