USP: Faculdade de Medicina ultrapassa fronteiras com ensino e assistência a distância

Acre será o primeiro estado da região amazônica a receber programação de ensino médico transmitida da Faculdade de Medicina da USP

dom, 01/06/2003 - 11h20 | Do Portal do Governo

Adib Jatene inaugura teleconferência com Universidade Federal do Acre na 2ª feira; presença confirmada do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata

Professores, estudantes e pacientes de distantes regiões do Brasil podem ter acesso à medicina de ponta sem viajar para os grandes centros urbanos. A Faculdade de Medicina da USP desenvolveu, através da telemedicina, métodos que permitem a realização de aulas, autópsias, discussões, programas de prevenção e consultas a distância.

Nesta segunda-feira, dia 2, o Acre será o primeiro estado da Região Amazônica a receber programação de ensino médico, transmitida do anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP e do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Cerca de 80 alunos e professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, poderão assistir e participar de aulas com os mais importantes especialistas do país, entre eles o Professor Adib Domingos Jatene. O cirurgião cardíaco, que é natural da cidade acreana de Xapuri, vai ministrar a aula de abertura, sobre cardiopatias congênitas.

As teleconferências via satélite terão início, em São Paulo, às 16 horas (14 horas no Acre) e serão realizadas até 5 de junho. Os estudantes do primeiro e segundo ano aprenderão sobre microbiologia, tratamento de acidentes com animais peçonhentos, oftalmologia, reabilitação de pacientes que sofreram amputação e ética médica, entre outros assuntos.

Haverá ainda a transmissão, ao vivo, de uma autópsia realizada no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, localizado na FMUSP. Antes da necrópsia, os futuros médicos terão a oportunidade de discutir o caso apresentado com uma equipe multidisciplinar de professores.

A Disciplina de Telemedicina da FMUSP vem transmitindo autópsias on-line (telepatologia) desde junho de 2002. Atualmente, a programação é semanal e atinge até seis faculdades ao mesmo tempo. Já foram beneficiados alunos de Recife , Fortaleza , Porto Alegre, Londrina, Curitiba, Maringá, Santos, Marília, Sorocaba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

‘A primeira teleconferência para o Acre mostra que qualquer lugar do país pode receber amparo de um grande centro médico’, afirma o Professor Doutor György Böhm, chefe do Departamento de Patologia da FMUSP e responsável pela Disciplina de Telemedicina.

‘É o início de um trabalho grandioso que pode ser amplamente utilizado, aprimorando o ensino médico e a assistência à saúde em todo o Brasil, mesmo nos locais de mais difícil acesso’. György Böhm lembra que a Faculdade de Medicina da USP também criou programas de prevenção e ambulatórios virtuais.

A Telemedicina facilita a notificação de casos aos órgãos de Vigilância Epidemiológica e supre a necessidade de informações rápidas em situações de grandes epidemias, como a SARS. ‘É a democratização da informação, ultrapassando limites humanos e geográficos’.

Programação

Data: Segunda-feira, dia 2 de junho de 2003
Horário: 14 horas (Acre) – 16 horas (SP)
Abertura. Palavra das autoridades presentes.

Aula inaugural e demonstração do Prof. Dr. Adib Jatene

Tema: ‘O que o cirurgião cardíaco deve saber sobre a morfologia e as alterações anatomopatológicas do coração’.

Data: Terça-feira, dia 3 de junho de 2003
Horário: 9 horas (Acre) – 11horas (SP)
Discussão de um caso de autópsia (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

14 horas (Acre) – 16 horas (SP)
Aspectos médicos dos acidentes com animais peçonhentos (Faculdade de Medicina de Botucatu).

Data: Quarta-feira, dia 4 de junho de 2003
Horário: 11 horas (Acre) – 13 horas (SP)
Noções fundamentais de microbiologia (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

14 horas (Acre) – 16 horas (SP)
Oftalmologia para médico generalista (Universidade Federal do Estado de São Paulo).

15 horas (Acre) – 17 horas (SP)
Doenças Sexualmente Transmissíveis (Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP).

Data: Quinta-feira, dia 5 de junho de 2003

9 horas (Acre) – 11horas (SP)
Ética Médica (Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

14 horas (Acre) – 16 horas (SP)
Reabilitação de pacientes com amputações dos membros inferiores (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).