USP: Faculdade de Medicina recebe doação para restauro de biblioteca

Evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 27

sex, 27/06/2003 - 16h01 | Do Portal do Governo

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 27, na diretoria da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o Hospital Israelita Albert Einstein efetuou a doação de R$ 350 mil à biblioteca central da unidade, que possui o maior acervo médico da América Latina. O dinheiro será utilizado para a troca do mobiliário, aquisição de equipamentos especiais de climatização e restauração de obras especiais. Estiveram presentes o diretor da FMUSP, Giovanni Guido Cerri, o diretor da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Flavio Fava de Moraes, professores titulares, o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, Cláudio Luiz Lottenberg, e diretores do hospital.

A preservação da biblioteca central é uma das próximas etapas do projeto de restauro e modernização da Faculdade de Medicina da USP, ao lado do teatro, hall central e paisagismo. O serviço de biblioteca e documentação da FMUSP possui um acervo de 44 mil livros, 300 mil teses, 234 mil fascículos e 6.600 multimeios. Além da biblioteca central, existem mais quatro bibliotecas setoriais. Todas juntas são visitadas anualmente por 120 mil usuários, dos quais 14 mil sem vínculos com a FMUSP.

O acervo é composto por obras importantíssimas, entre elas um livro do século XVIII que será restaurado com os recursos doados pelo Hospital Albert Einstein. Também serão adquiridas estantes especiais para acondicionamento de livros e aparelhos desumidificadores para preservação de documentos. Em contrapartida, o Hospital Albert Einstein terá acesso a um dos serviços da biblioteca virtual da FMUSP, a base de dados OVID, contendo 92 títulos de revistas científicas.

Da Agência USP

M.J.