USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto testa novo método anticoncepcional

Cerca de 500 voluntárias serão acompanhadas pela equipe médica

seg, 22/12/2003 - 16h06 | Do Portal do Governo

Mulheres voluntárias estão sendo recrutadas em todo o Brasil para testar um novo método anticoncepcional. Desenvolvido pela empresa Janssen-Cilag, da Johnson & Johnson, os adesivos anticoncepcionais estão sendo introduzidos no país graças a uma pesquisa sobre aceitação do produto, coordenada pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Rui Ferriani.

Aproximadamente 500 voluntárias serão acompanhadas pela equipe médica por seis meses. Segundo o professor, a pesquisa procura averiguar os possíveis efeitos colaterais do produto, sua eficácia, aceitação e até ocorrência de gravidez. O recrutamento das voluntárias em Ribeirão Preto vai até fevereiro, e a pesquisa deve ser concluída em meados de 2004.

O método consiste na aplicação de uma adesivo na pele das mulheres. O anticoncepcional seria, então, liberado diretamente na corrente sangüínea, não precisando ter que passar pelo fígado, como ocorre com a pílula convencional, o que pode causar alguns efeitos como alteração hormonal e da pressão arterial. O novo adesivo deve ser trocado semanalmente, ao contrário da pílula, que deve ser tomada diariamente.

Quem quiser ser voluntária para o projeto pode se informar na central de atendimento da Janssen-Cilag sobre os centros de pesquisa no Brasil, espalhados por todas as regiões. A única restrição é ter menos de 90 kg. O telefone é 0800-7011851.

Da Agência USP

M.J.