USP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo expõe acervo do Barão de Itararé

Será a partir desta segunda-feira, dia 24

dom, 23/05/2004 - 10h58 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 24, a Faculdade de Urbanismo e Arquitetura (FAU) da USP inaugura a exposição do acervo de Aparício Torelly, o Barão de Itararé. É a primeira vez que esse acervo é aberto ao público desde que foi doado, em 2000, ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. A mostra será realizada no prédio da rua Maranhão, que atualmente abriga os cursos de pós-graduação, e ficará em cartaz até 28 de maio.

Trata-se de uma exposição de reproduções fotográficas e outros, com curadoria, montagem e roteiro do designer José Mendes André. O roteiro privilegia a evolução do design gráfico do jornal A Manha, semanário de humor que circulou por quatro décadas, e que é o pioneiro da imprensa nanica.

Aporelly (pseudônimo do barão) é o inventor do besteirol e é grande fonte inspiradora dos humoristas brasileiros de todos os tempos. Seu jornal A Manha é a publicação de humor brasileira com mais tempo nas bancas: nenhuma sobreviveu tanto tempo e com tanto sucesso.

Os interessados podem conferir a exposição das 8 às 17 horas, na FAU Maranhão. O endereço do local é rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (011) 9955-8812, com José ou e-mail jose-andre@uol.com.br

Da Agência USP

C.A.