USP: Exposições, filmes e espetáculos comemoram os 451 anos de São Paulo

Todas as atividades promovidas pela Universidade de SP terão acesso gratuito

sex, 21/01/2005 - 12h48 | Do Portal do Governo

No dia 25 de janeiro, quando a cidade de São Paulo completa 451 anos, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza a quarta edição do ‘São Paulo, 25 de janeiro: a cultura é presente na USP’. Os eventos integram a programação do aniversário da cidade, e têm como objetivo oferecer inúmeras atividades culturais, de graça, aos paulistanos. Para isso, estão envolvidos no projeto unidades, museus, institutos especializados e diversos órgãos da Universidade.

Na Estação Ciência estão programadas duas exposições: Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras e, Portinari, Arte e Ciência. A primeira pretende transmitir ao público leigo e a estudantes do ensino fundamental e médio informações relacionadas à mata atlântica e ao cerrado, dois grandes biomas paulistas. Textos didáticos, mapas e imagens de satélites ilustrarão aos visitantes a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, centros urbanos e da vegetação nativa remanescente. Após ser realizada no Banco Citibank em junho do ano passado e circular por diversas unidades do Sesc paulista, será aberta na Estação Ciência dia 25 e permanecerá em exibição até 31 de março.

A exposição Portinari, Arte e Ciência foi grande sucesso de público em sua primeira edição, em 2002. Nela, as obras de Cândido Portinari são relacionadas, de modo interativo, a um conjunto de atividades de arte, ciência e educação, como experimentos científicos, oficinas de arte, jogos, informática e painel ilustrativo.

Dessa vez, a exposição contém 30 réplicas de obras de Portinari. A exposição ficará na Estação Ciência até o dia 29.

Maquete da cidade – Ambas poderão ser vistas dia 25, das 8 às 18 horas. A Estação Ciência também será palco da peça O Monocórdio de Pitágoras: uma história de cordel, às 14 horas. O espetáculo colocará em cena a música e a ciência experimentadas pelo filósofo grego Pitágoras. Haverá visita monitorada ao Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP e ao Centro de Memória da Escola de Aplicação, das 9 horas às 11h30, para apresentação de trabalhos relacionados à preservação e organização do acervo educacional.

Das 9 às 17 horas, o Instituto Oceanográfico sediará a exposição fotográfica Expoantártica, que retrata as expedições de pesquisa do instituto no continente antártico desde 1983. É composta de 52 fotografias ampliadas e emolduradas de tamanhos entre 0,30 x 0,40 cm e 1,50 x 1,00 m.

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, terá exposições, de longa e curta duração, que poderão ser visitadas tanto no térreo quanto no andar superior. O museu irá funcionar das 9 às 17h45. Um dos destaques será a maquete da cidade de São Paulo em 1841. São Paulo Cidade-Comércio, na virada do século 19/20 é outra atração.

Peças de Mário de Andrade – Na Oficina da Faculdade de Odontologia, das 10 às 12 horas, haverá atividades com técnicas de relaxamento; e com técnicas criativas, utilizando material de artes plásticas como tinta, papel, argila, colagens com assessoria técnica de arteterapia.

O Centro de Preservação Cultural (CPC) promoverá visitas monitoradas à Casa de Dona Yayá, das 10 às 13 horas. Das 10 às 16 horas, o centro apresentará vídeos sobre a Casa de Dona Yayá e trabalhos do Centro de Preservação Cultural.

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) revela material inédito colecionado por Mário de Andrade. São 236 peças e acessórios, entre imagens religiosas católicas e afro-brasileiras; costumes e superstições populares; flautas e indumentária indígena e de danças populares; objetos do cotidiano do escritor. Os objetos, apresentados pela primeira vez, foram coletados entre 1919 e 1945 por Mário de Andrade, no seu interesse de estudar a cultura brasileira.

As peças foram adquiridas pela Universidade de São Paulo em 1968. Para a seleção, pesquisadores, técnicos e bolsistas do IEB procederam a longa pesquisa, além de consultar especialistas nos vários campos do conhecimento abarcados pela coleção.
Seleção de filmes – No Instituto de Biociências, Anfiteatro Acadêmico, das 14 às 14h30, haverá exibição de filmes educativos de biologia para ensino fundamental e médio: O mundo invisível da lagoa (10 minutos), Uma célula, um ser vivo (8 minutos) e Coletando microrganismos (3 minutos). Das 14h30 às 15 horas, serão transmitidos filmes educativos de biologia para ensino superior: A vida das amebas (8 minutos), A vida dos ciliados (10 minutos) e Coleta e manutenção de protistas de água doce (3 minutos). Ainda nesse instituto, das 15h50 às 16h30 haverá a palestra Jogo educativo para a escola básica: Cara-a-cara com o reino animal.

O dia 25 também será comemorado com a apresentação do filme Procurando Nemo, no Cinusp, das 16h às 17h45. Dos mesmos produtores de Toy Story, Vida de Inseto e Monstros S.A., o filme segue as epopéias de dois peixes – o super cauteloso Marlin e seu curioso filho, Nemo – que se separam na grande barreira de coral australiana quando Nemo é levado por mergulhadores. Mesmo com todo o medo que sente do mar aberto, acompahado por uma peixinha simpática, mas esquecida, chamada Dory, Marlín descobre-se o improvável herói de uma jornada emocionante à procura de seu filho.

SERVIÇO
A programação completa dos eventos da USP e os respectivos endereços dos institutos podem ser consultados no site www.usp.br/prc.

Da Agência Imprensa Oficial
Com informações da Agência USP