USP: Exposição exibe cotidiano dos assentamentos rurais e quilombolas

Mostra será aberta na nesta quinta-feira, dia 3

qua, 02/04/2003 - 14h10 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Itesp


De 3 a 20 de abril, o anfiteatro Camargo Guarnieri da USP exibirá a exposição fotográfica Cultivando Sonhos. Promovida pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), a mostra revelará ao público universitário a vida cotidiana nos assentamentos rurais e comunidades quilombolas paulistas.

A exposição reúne 48 flagrantes da lida diária no campo, das horas de lazer, festas, atividades artesanais e artísticas e do contato com a natureza, distribuídos em 12 painéis. As imagens foram feitas por diversos fotógrafos e retratam o universo das famílias que vivem em assentamentos rurais espalhados em todo o Estado.

Os visitantes também ficarão sabendo, entre outras informações, que o Estado de São Paulo possui 147 assentamentos da reforma agrária. E também que existem 32 comunidades remanescentes de quilombos identificadas, a maioria no Vale do Ribeira.

Resgatando a cidadania

Inaugurada em abril de 2002, na estação Sé do Metrô, a exposição já esteve no Conjunto Nacional, no Arquivo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes e nos municípios de Andradina e Registro. Antes de chegar à USP, foi exibida na Biblioteca Mário de Andrade. Este ano deve viajar também para os municípios de Presidente Prudente, Piracicaba, Sorocaba, Bauru, Campinas e Itapeva.

O objetivo é promover e valorizar as ações e atividades dos assentamentos rurais e comunidades de quilombos do Estado, destacando o principal aspecto que tem impulsionado essas famílias: o resgate da cidadania.

A Fundação Itesp, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
O anfiteatro Camargo Guarnieri fica na Cidade Universitária, na rua do Anfiteatro, 109, São Paulo. Telefone (11) 3091-3001.
Horário de visita: das 8 às 18 horas
Entrada franca

(AM)