USP: Experiência com tutores na Faculdade de Medicina pretende servir de modelo para o Brasil

Projeto está sendo desenvolvido há cinco anos

qui, 21/07/2005 - 16h23 | Do Portal do Governo

Aproximar professores e alunos e proporcionar uma visão mais integrada da formação médica, a partir da troca de experiências, tanto entre tutores e alunos, quanto entre os alunos de diferentes períodos letivos. Estes são alguns dos objetivos do Programa Tutores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O projeto foi desenvolvido e implantado há cinco anos pela faculdade e agora seus conceitos e metodologias estão relatados no livro Tutoria – Mentoring na Formação Médica, da psicóloga e coordenadora do programa, Patrícia Lacerda Bellodi, e do professor Milton de Arruda Martins. O programa pretende servir de exemplo para outras escolas médicas do país.

A tutoria é definida como o acompanhamento próximo e a orientação sistemática de grupos de alunos, realizados por pessoas experientes na área de formação. O tutor/mentor é um profissional mais experiente que orienta o caminho do jovem iniciante, dando suporte e estímulo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. De acordo com Patrícia Bellodi, o livro focou dois pontos principais e importantes: tanto os conceitos definidores da atividade de tutoria e sua importância para o aluno universitário em geral quanto a experiência concreta de tutores e alunos da FMUSP, com suas vicissitudes, suas conquistas e, especialmente, com o seu cotidiano.

“Eu gostaria que o livro deixasse dentro de cada um dos leitores o desejo de replicar a experiência em outras escolas, outros contextos e com outros formatos para que, no futuro, ela fizesse parte integrante – e natural – da formação universitária. Gostaria também que os leitores tivessem a dimensão da persistência e do trabalho necessário para que a idéia frutifique nas instituições. Os frutos são saborosos!”, diz Patrícia.

Veja o texto na íntegra no site: noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=9387

Do Portal USP

J.C.