USP: Evento promove integração entre empresas e universidade

Feira de Geologia pretende aproximar empresas do setor dos futuros profissionais da área

seg, 12/05/2003 - 15h45 | Do Portal do Governo

A Geo Junior Consultoria e o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) estão promovendo a I FENAFEG – Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia, que se realizará na próxima semana, de 26 a 30 de Maio. O evento, que é uma iniciativa da empresa Junior, visa aproximar as empresas do ramo com os alunos da área. A estimativa é de que duas mil pessoas participem do evento.

A Feira conta com o patrocínio da Petrobrás e com a participação das principais empresas ligadas à área de geologia. Além de palestras voltadas ao setor de geologia, o evento também realizará atividades para o público de áreas afins. Ana Gabriela de Paula Brandão, presidente da Geo Junior Consultoria, afirma que eles também pensaram nos estudantes de engenharia, biologia, oceanografia e geofísica. O evento também é uma ótima oportunidade para os estudantes do ensino médio que queiram conhecer melhor sobre a profissão do geólogo.

Durante a FENAFEG, os visitantes poderão participar de mini-cursos e palestras, e conhecer cases da área, posters e a Geoexpo, seção que comporta os estandes das empresas participantes do evento.

Entre os destaques estão a palestra ‘Brasil Geológico- Nordeste’, com Aldo Rebouças, professor da Universidade de São Paulo, e o mini-curso ‘Análise Estratigráfica Integrada Aplicada a Sistemas Petrolíferos’, ministrados por Nilo Chagas de Azambuja Filho, gerente de modelagem de bacias da Petrobrás.

Para o diretor do Instituto de Geociências, Wilson Teixeira, a realização da feira incentiva o empreendedorismo dos alunos. ‘Hoje as empresas não buscam profissionais que saibam apenas analisar um problema geológico, mas solucioná-lo utilizando todos os recursos disponíveis. A FENAFEG está sendo uma ótima experiência nesse sentido.’ Ana Gabriela acredita que a feira será vantajosa tanto para os estudantes, que conhecerão melhor o mercado, quanto para as empresas, que poderão realizar parcerias e negócios, além de ter a chance de detectar quem serão os futuros profissionais da área.

As atividades da FENAFEG acontecerão das 8h30 às 20 horas. As inscrições são gratuitas e obrigatórias através do site www.fenafeg.com.br. As vagas são limitadas, e os interessados devem se inscrever em cada evento separadamente.