USP: Evento internacional discute desafios da mídia ao tratar questões raciais

Evento promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade termina hoje

sex, 14/10/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

Artistas, jornalistas, professores, antropólogos e cientistas políticos brasileiros e de vários países africanos abordaram etnia e raça

Os desafios enfrentados pela mídia ao tratar de questões relacionadas à raça e à etnia foram os temas do Encontro Internacional África-Brasil. Promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/ECA/USP), Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) e Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra, Suíça, o evento, realizado no Sesc-Vila Mariana, termina hoje.

Participaram das mesas-redondas e dos painéis 25 convidados de 16 países africanos, em sua maioria jornalistas, editores e educadores. Outros 50 especialistas brasileiros estiveram presentes – antropólogos, cientistas políticos, comunicadores e líderes de movimentos sociais vinculados a ações políticas no campo da igualdade racial.

‘O objetivo foi promover o diálogo sobre o tema etnia e raça, que apresenta desafios para a mídia e os processos de comunicação no Brasil e na África’, disse o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE/ECA/USP e presidente do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação. Também foram programadas mostras de filmes e documentários e apresentação do Grupo Okun de cultura afro-brasileira.

Além de abordar relatos de experiências e análises de natureza antropológica, política e cultural, o encontro teve por objetivo a celebração de compromissos para a efetivação de ações coletivas e de políticas públicas direcionadas à igualdade racial. A Agência Nacional pelos Direitos da Infância, de Brasília apresentou dados sobre o comportamento da mídia impressa quanto à etnia e à raça, no Brasil.

Para mais informações: www.usp.br/nceou www.sescsp.org.br/africabrasil

Da Assessoria de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP