USP: Estudantes de medicina visitam região carente do Rio Grande do Norte

Visita será neste domingo, dia 11

sex, 09/12/2005 - 19h49 | Do Portal do Governo

A Bandeira Científica 2005 parte para o Rio Grande do Norte no domingo, dia 11. Cerca de 90 alunos da Faculdade de Medicina (FMUSP) viajam para ao municípios de João Câmara, Jandaíra e Bento Fernandes, numa região de carência em saúde no estado. Lá, prestarão atendimento médico e fisioterápico gratuito para 3.500 habitantes durante dez dias, supervisionados por médicos e professores da faculdade.

A Bandeira Científica é promovida pela FMUSP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Neste ano, o projeto terá parcerias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Prefeituras Municipais. Para sua viabilização, contou com o apoio das Forças Armadas e de diversas instituições públicas e privadas.

Durante a expedição, serão realizadas consultas em áreas básicas e nas seguintes especialidades médicas: Oftalmologia, Ginecologia, Pediatria, Dermatologia, Otorrinolaringologia, e Psiquiatria. Os pacientes também receberão atendimento e orientação fisioterápica. Além disso, estão programadas atividades educativas e ciclos de reciclagem e orientações para médicos que atuam no nível de atenção primária à saúde, por meio da discussão de casos e workshops.

Agência USP

M.J.