USP: Estudantes da Esalq prestam consultoria e desenvolvem projetos

Entre os projetos realizados destaca-se um levantamento socioeconômico na Bacia do Rio Piracicaba

ter, 16/03/2004 - 8h44 | Do Portal do Governo

Conciliar o conhecimento acadêmico com a prática do mercado. Foi essa a idéia que moveu um grupo de sete alunos de graduação do curso de Economia Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo a fundar o Adeca Agronegócios. Hoje, o Adeca realiza consultorias e elabora projetos voltados à viabilidade econômica e à resolução de problemas administrativos e organizacionais das empresas.

O diretor-presidente do Adeca, Bruno Pezzo, disse que a idéia de criação do grupo veio da necessidade de se proporcionar aprendizado extracurricular aos estudantes e para que eles coloquem em prática os conceitos aprendidos na universidade. Outro motivo apontado é que o curso oferecido pela Esalq foi considerado demasiadamente acadêmico.

“Nosso objetivo é possibilitar ao aluno maior interação com a realidade do mercado. Aqui ele poderá aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação em projetos realizados com a iniciativa privada, instituições públicas, fundações e ONGs. Com isso, queremos diminuir o abismo entre a Universidade e o mercado”, explica Pezzo.

Projetos e parcerias

Além de desenvolver capacidades, uma das grandes vantagens de participar da equipe é ter vivência prática o que torna a formação acadêmica diferenciada, destaca Pezzo. “No Adeca, o futuro profissional adquire habilidades que seriam impossíveis se ficasse apenas dentro da sala de aula.”

Como principal benefício aos empresários, Pezzo salienta o fato de os projetos serem realizados por um corpo técnico capacitado, com foco no agronegócio, orientado por professores e pesquisadores de renome nas áreas de economia e administração e por um preço acessível.

Entre os projetos realizados pelo Adeca, destacam-se os de viabilidade econômica e estudo de mercado para a Labrunier, do Grupo Carrefour; e um levantamento socioeconômico na Bacia do Rio Piracicaba. Conta com parcerios como a Agrisoft (uma das líderes em softwares agrícolas no Brasil), Clube do Fazendeiro (importante portal agrícola nacional) e o SAI Piracicaba, braço agropecuário do Sebrae.

Ajuda de custo

Reconhecido oficialmente pela seção de cultura e extensão da Esalq em março de 2003, o Adeca iniciará, em breve, processo seletivo para a incorporação de novos integrantes. Exige-se dos futuros componentes habilidades acadêmicas e pessoais. Entre elas, iniciativa, espírito empreendedor, responsabilidade e comprometimento para o bom trabalho em equipe.

Em 2003, o Adeca realizou um ciclo de palestras sobre o mercado financeiro, que foram proferidas por representantes da Bovespa, Bolsa Mercantil & Futuros, Bradesco Corretora, Braslo; Grupo Cosan e Corretora SLW.

Vinculado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, o Adeca está sediado no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e é mantido com recursos próprios. Seus membros recebem ajuda de custo relacionada às horas trabalhadas na elaboração e desenvolvimento dos projetos.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)