USP: Estação Digital Médica participa da Feira Hospitalar 2005

Estação reúne universidades, órgãos governamentais, serviços de saúde e grupos especializados em telecomunicações e demais tecnologias

seg, 13/06/2005 - 10h48 | Do Portal do Governo

A Estação Digital Médica, projeto coordenado pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina (FM) da USP terá um estande na Feira Hospitalar 2005, que será realizada entre os dias 14 e 17 de junho em São Paulo.

Lançada há dois anos, a Estação reúne universidades, órgãos governamentais, serviços de saúde e grupos especializados em telecomunicações e demais tecnologias. As entidades participantes são interligadas por meio da Telemedicina, com o uso de tecnologias variadas (Internet, videoconferência, entre outras).

O estande da Estação Digital Médica na Feira Hospitalar vai demonstrar a aplicabilidade de diferentes soluções tecnológicas na área da saúde. Entre elas, os equipamentos para videoconferência de auditório (convencionais), de mesa (compactos) e móveis (portáteis, permitem seu deslocamento para salas de aula e centros cirúrgicos).

Também serão mostradas as aplicações da telefonia XML (possibilita o uso do sistema de Voz sobre IP ao invés de linha telefônica convencional, gerando redução de custos); os sistemas Wireless (sem fio, proporcionam o uso de tecnologia com facilidade de locomoção, em hospitais, pronto-socorros ou mesmo no local do acidente); o videostreaming (para transmissão de imagens dinâmicas via Internet); os sistemas baseados na Internet para educação (Cybertutor) e assistência médica (Cyberambulatório) e os objetos de aprendizagem (Homem Virtual).

A Estação Digital Médica está em expansão, com participação aberta a todas as instituições públicas e privadas que desejem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Durante o evento haverá o coquetel de lançamento do I Programa de Teleducação Interativa em Suporte Avançado de Vida no Trauma, iniciativa da FM, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), com apoio da empresa Dixtal. Haverá, ainda, o lançamento da Rede Diveo Saúde, parceria da Disciplina de Telemedicina da FM com a empresa Diveo do Brasil para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional na área da saúde, por meio de videoconferência e Internet.

A Feira Hospitalar 2005 será realizada no Pavilhão Expo Center Norte (R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, em São Paulo) e ficará aberta das 12 às 21 horas. O estande da Estação Digital Médica ficará no Pavilhão verde – ruas B/D – 17/20.

Mais informações: (0XX11) 3066-7495 / 9603-3343, com Vanessa Haddad; e-mail vanessa@telemedicina.fm.usp.br

:Da Agência USP

M.J.