USP: Estação Ciência terá palestra sobre alinhamento dos planetas

Será nesta quarta-feira, dia 27, às 15 horas

qua, 27/08/2003 - 10h12 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 27, às 15 horas, na Estação Ciência, o astrofísico Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ministrará palestra sobre o fenômeno Oposição, que ocasionará a maior aproximação entre Marte e a Terra nos últimos 60 mil anos.

Amanhã, noite em que o fenômeno ocorrerá, Marte deverá ser um dos astros mais destacados no céu. A distância que separará os dois planetas será de 55,8 milhões de quilômetros. Essa Oposição (nome atribuído pelos astrônomos ao alinhamento entre o Sol, Marte e a Terra) já ocorreu em décadas passadas, possibilitando um grande espetáculo que pode ser observado a olho nu.

Além da explicação do fenômeno, o professor abordará aspectos históricos sobre Marte, as características do planeta, os objetivos das pesquisas sobre esse assunto e os desafios da sua exploração.

SERVIÇO
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, pelo telefone 3675 8828, ou pessoalmente.
A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa e funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. Entrada franca.

Da Assessoria de Comunicação da Estação Ciência – USP

(AM)