USP: Estação Ciência inaugura a mostra ‘Petróleo: Uma Fonte de Energia’

Exposição será aberta hoje, às 10 horas

ter, 10/06/2003 - 8h31 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência da USP inaugura nesta terça-feira, dia 10, às 10 horas, a exposição permanente ‘Petróleo: Uma Fonte de Energia’ que enfoca a história da descoberta e exploração do petróleo no Brasil e no mundo. A mostra tem patrocínio da Petrobras, que mantém espaço fixo de exposição no local desde 1987. A empresa investiu cerca de R$ 400 mil na reestruturação de seu espaço, desta vez em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Destacar a importância da geologia e do petróleo no cotidiano das pessoas é o grande objetivo desta exposição, na qual serão exibidas vitrines com amostras de minérios, minerais, gemas e rochas acompanhadas por painéis, entre os quais, o do mapa geológico do País. Os visitantes poderão manusear os materiais e observar as características que auxiliam na sua identificação, como consistência, aspereza ou suavidade.

O petróleo está representado em maquetes, painéis, objetos e mapas. Na maquete Fontes de Energia Naturais, por exemplo, o visitante pode visualizar e comparar facilmente as formas naturais de obtenção de energia. A maquete Do Poço ao Posto destaca-se por mostrar todo o processo de transformação do óleo negro, desde a extração até chegar aos postos de combustível.

Para as crianças, quadrinhos ampliados contam a história do petróleo no Brasil e sua utilização desde os tempos antigos.

O magma escorrido da cratera de um vulcão em atividade promete ser um grande atrativo para aproximadamente mil estudantes, na maioria de escolas públicas, que visitam diariamente a Estação Ciência Centro de Difusão Científica e Tecnológica da USP.

Estação Ciência da USP
Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – São Paulo/SP
Visitação: De terça a sexta-feira, das 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada gratuita

(LRK)