USP: Estação Ciência desvenda o corpo humano em mostra

Abertura da exposição será dia 30 de março, às 19 horas

sex, 26/03/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo

A Estação Ciência da USP inaugura dia 30 de março, às 19 horas, a exposição Corpo Humano. É uma mostra gratuita para adultos e crianças, que utiliza bonecos de pano e modelos em plástico para explicar como funcionam os sistemas e a anatomia humana.

A coleção apresenta também uma ala dedicada à anatomia seccional, elaborada por Aldo Junqueira e Consuelo Junqueira, doutores da USP. Trata-se de cortes reais do corpo humano preservados em resina, onde é possível observar segmentos de órgãos, musculatura e ossos. São exibidos também aparelhos para aferição de diversas atividades do corpo humano, um medidor de saltos e uma prancha de pinos para ‘moldar’ o corpo dos visitantes.

Há ainda painéis e animações computadorizadas que reproduzem o comportamento dos cromossomos durante a divisão celular, além de exposição fotográfica que retrata o processo de formação do feto até o nascimento. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo científico Lennart Nilsson e revelam a fase intra-uterina sob uma perspectiva inédita.

Curadoria

A exposição pretende inaugurar a área de ciências biomédicas na Estação Ciência e tem o apoio cultural da Vitae, organização não-governamental que investe nas áreas de cultura, educação e promoção social. Os curadores da exposição são os professores Diana Pozzi, Aldo Junqueira Rodrigues Júnior e Consuelo Junqueira Rodrigues da Faculdade de Medicina da USP; e Glaucia Machado Santelli, do Instituto de Ciências Biológicas. As animações são de Roberto Cabado.

SERVIÇO:

Estação Ciência – www.eciencia.usp.br
Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3672-5364

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)