USP: Estação Ciência conta mais de um século de história da telefonia de forma interativa

Público poderá conferir a mostra até o dia 25 de abril

ter, 06/01/2004 - 12h13 | Do Portal do Governo

A exposição Bellatrix e o Palácio do Tempo – Uma visita ao início da telefonia, organizada pela Fundação Telefônica em parceria com a Estação Ciência da USP, mostra de forma interativa toda a história do desenvolvimento tecnológico do telefone. Com ampla quantidade de materiais e de conteúdo, o evento visita apresenta experimentos sobre ondas, som e telefonia.

Dividida em três áreas temáticas, a primeira é composta por cenário que reproduz a oficina do inventor do telefone, Alexander Graham Bell (1847-1922), e por réplicas de seus primeiros aparelhos. A segunda parte exibe cartões postais antigos que faziam a publicidade da invenção, explicando para que servia o telefone.

Além disso, dois telefones originais de magneto (à manivela), um de 1880 e outro de 1910, estão conectados a uma central telefônica manual e comunicáveis entre si dentro do cenário de um escritório de uma antiga companhia telefônica. Na última parte, há uma central automática usada em São Paulo em 1928, com dois telefones da época interligados e funcionando. Todos os aparelhos poderão ser utilizados pelos visitantes.

Foi lançado, também, o jogo interativo Bellatrix e o Palácio do Tempo, um game educativo na Internet que traz a história do telefone de forma divertida.

SERVIÇO
A exposição permanecerá na Estação Ciência até o dia 25 de abril
O game interativo poderá ser jogado na exposição e está disponível no site www.museudotelefone.org.br/bellatrix

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa. Funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. Entrada franca
Mais informações pelo telefone 3673-7022 e no site www.eciencia.usp.br

Da Assessoria de Comunicação Estação Ciência – USP

(AM)