USP: Estação Ciência conta a história do café para comemorar 16 anos

Exposição será aberta nesta quinta-feira, dia 26

qua, 25/06/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

Para comemorar os 16 anos da Estação Ciência, da USP, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) inaugura nesta quinta-feira, dia 26, a exposição As Virtudes do Café. O evento mostrará o processo de produção e consumo da bebida mais tradicional do Brasil e sua importância histórica. Visitantes de todas as idades terão a oportunidade de apreciar uma miniatura da locomotiva que transportava as colheitas, o borrifador de veneno que protegia as plantações e o pilão, essencial no processo de produção do café.

Outra máquina da época, uma beneficiadora de café, estará em funcionamento, reproduzindo fielmente a extração da polpa e a torragem dos grãos. Sementes cruas e torradas, peneiras, o moedor e o torrador, estarão expostos para demonstrar ao visitante tudo o que precede o preparo do produto final.

Fazenda de café

A Esalq/USP, que já foi uma fazenda de café, estará visualmente representada na exposição em forma de maquete. Uma reprodução de parte do painel Café, do pintor Cândido Portinari estará exposta no local, além de 14 painéis ilustrando a lenda dessa bebida, sua introdução no Brasil e sua importância para a nossa economia e a classificação dos diversos tipos existentes.

O início das festividades está previsto para às 19 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica da USP e o lançamento do livro Ciência e Arte – Imaginário e Descoberta, organizado por Cauê Matos.

SERVIÇO
Exposição: As Virtudes do Café
Data: de 26 de junho a 21 de setembro
Local: Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa
De terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas, com entrada franca
Mais informações pelo telefone 3673-7022

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência

(AM)