USP: Estação Ciência apresenta livros e documentos de arquivos do Deops

Mostra é promovida pelo Departamento de História da USP, em parceria com o Arquivo do Estado e a Fapesp

dom, 07/12/2003 - 14h18 | Do Portal do Governo

Mostra promovida pelo Departamento de História da USP, em parceria com o Arquivo do Estado de São Paulo e a Fapesp, apresenta 38 painéis contendo fotos, textos, documentos e capas de livros apreendidos pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/São Paulo).

Os documentos fazem parte de um inventário, organizado em 1996, para o Arquivo do Estado, coordenado pela curadora da exposição, professora Maria Luiza Tucci Carneiro, com a colaboração de seis alunos do Departamento de História da USP.

“A riqueza dos impressos nos incentivou a investigar a circulação de livros no Estado de São Paulo e também a prática da censura por parte da polícia política, numa trajetória de 1924 até 1983, ano em que o Deops foi fechado definitivamente”, explica a professora Maria Luiza.

Segundo ela, muitos dos livros censurados não continham nada explicitamente contra o governo. Foram confiscados de intelectuais anarquistas na década de 1920; comunistas dos anos 30, 40 e 50. Algumas obras eram de conteúdo nazista e circulavam em escolas alemãs no Brasil.

“Os prontuários eram abertos em nome de todas as pessoas que fossem autoras ou leitoras de textos considerados subversivos. Suas obras eram caracterizadas como ‘malignas’ e propagadoras de ‘idéias exóticas’, cabendo à polícia política se encarregar de identificar os responsáveis por elas”.

A exposição documenta a censura nos mais diversos movimentos sociais em todo o Estado. Apresenta, de forma linear, década por década, livros referentes aos movimentos negro, estudantil e feminista, entre outros, e as formas como a polícia procurava cercear os direitos humanos.

Para a curadora, “a mensagem da exposição é demonstrar que, num regime democrático, todo cidadão tem direito à palavra”.

SERVIÇO

Livros Proibidos, Idéias Malditas pode ser visitada até 4 de abril na Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa -, de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. Telefone: (11) 3673-7022. Entrada franca.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial