USP: Esculturas e música ao vivo dão o tom da 8ª Semana de Arte e Cultura

Museu Paulista ficará iluminado das 20h15 às 23 horas

ter, 23/09/2003 - 9h20 | Do Portal do Governo

Os últimos dias de setembro foram os escolhidos para marcar a Semana de Arte e Cultura da USP. Começou ontem, dia 22, e vai até domingo, dia 28, a 8ª edição do evento promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Toda a produção artística da universidade é divulgada nesses sete dias com o intuito de estimular o interesse e a sensibilidade dos universitários pelas atividades culturais dos câmpus, além de revelar talentos de unidades aparentemente distantes da área das artes.

‘O que a pró-reitoria faz é aproximar uma lente de todas as manifestações culturais desta semana’, explica Augusto Francisco, assistente técnico de direção da PRCEU.’ Como a produção da universidade é extensa, escolhemos esta semana para destacá-la.’
Todos os eventos divulgados no catálogo da 8a semana são gratuitos e abertos à comunidade e à grande parte das unidades de todos os campus.

Programação

O Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma), por exemplo, dá lugar a quatro exposições: MemoriAntonia – um conjunto de instalações que relembram o ano de 1968, quando ocorreu a batalha campal entre a polícia e estudantes em um dos edifícios do Maria Antônia; Unidades Fugidias – apresenta 28 esculturas criadas a partir de projetos em imagem numérica; Passagem Secreta – uma obra que pede a interação entre o visitante e a peça, na forma de um armário de quatro portas; e Arquivo – mostra a documentação de paisagens urbanas realizada pelo fotógrafo Paul Casaer.

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) também participa da semana com a exibição do seu novo CD, que traz músicas e melodias nos estilos renascentista e barroco, sob a regência do maestro Carlos Moreno. O lançamento ocorre na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, às 20h30. Amanhã, às 21 horas, a Osusp se apresenta na Sala São Paulo.
Com direção artística do maestro Benito Juarez, o Coralusp faz cinco demonstrações no Anfiteatro Guarnieri. A primeira foi realizada ontem. De hoje até sábado, sempre às 20h30, novas apresentações. No domingo, será às 18 horas. Dia 27, às 20h30, o Coralusp terá como palco o Teatro Municipal de São Paulo e, no domingo, às 11 horas, a casa da Dona Yayá, tradicional edifício do bairro do Bexiga.

Ainda durante a 8ª Semana, o Museu Paulista, conhecido por Museu do Ipiranga, ficará todo iluminado – das 20h15 às 23 horas – permitindo melhor visão do seu conjunto e dos ornamentos do projeto do monumento.

Criada há sete anos

A Semana de Arte e Cultura foi instituída pelo Conselho de Cultura e Extensão em 1996, como forma de colocar as manifestações estéticas em evidência, além de estreitar a ligação entre a USP e a sociedade. Os visitantes poderão conferir a programação completa da 8ª Semana em catálogos impressos disponíveis pelos câmpus.

Endereços dos eventos

Ceuma: Rua Maria Antônia, 224 – Vila Buarque – São Paulo
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Avenida Morumbi, 4.077 – São Paulo
Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/nº – centro – São Paulo
Anfiteatro Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária – São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/ n° – centro – São Paulo
Casa da Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Museu Paulista – Parque da Independência, s/n° – Ipiranga – São Paulo

SERVIÇO
Mais informações pelo telefone (0XX11) 3091-3250, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Simone Harnik Assessoria de Imprensa da USP
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)