USP: Escola Politécnica busca mais rapidez em conexões de internet 2

Desenvolvimento da rede trará avanços nas áreas de telemedicina e educação à distância

qui, 13/02/2003 - 12h27 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e da Agência USP de Notícias


Três experiências conduzidas pela Escola Politécnica (Poli) da USP, com a colaboração de universidades norte-americanas, contribuirão para o aperfeiçoamento técnico da internet 2, rede de computadores destinada a atividades de pesquisa. Capaz de transmitir dados, voz e vídeo com mais qualidade e rapidez, o desenvolvimento da rede trará avanços nas áreas de telemedicina e Educação à distância.

A professora Tereza Cristina Carvalho, diretora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), relata que a Caverna Virtual da Poli será interligada com um equipamento similar existente na Universidade de Illinois (EUA), tentando reduzir pela metade o atraso no envio e recepção de dados.

Transmissões de vídeo digital da Universidade de Washington, em Seattle, também serão realizadas. Além disso, está prevista a troca de imagens médicas entre o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e a Universidade de Columbia.

Os resultados desses experimentos deverão ser apresentados em
abril, na reunião da rede, coordenada pelo consórcio internet 2, composto por 200 universidades de todo o mundo, indústria e governo, e estabelecida nos Estados Unidos (www.internet2.edu).

Velocidade e qualidade

A professora explica que a internet 2 se distingue da rede convencional por sua destinação à pesquisa, maior velocidade e qualidade na transmissão de dados, vídeo e voz, já que é feita por meio de fibra ótica, que evita a perda de dados. “Existem casos em que é necessária uma transmissão de alta confiabilidade e sem perdas, como numa tomografia enviada para diagnóstico médico e, no caso de áudios e vídeos, com baixo atraso.”

No Brasil, ela começou a ser instalada pelo CNPq em 1998, e a Poli, através do Larc, coordenou a construção e o desenvolvimento técnico da rede na Capital paulista, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na USP estão ligadas à internet 2, a Administração e o Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, o Centro de Computação Eletrônica (CCE) e o InCor. A rede deverá ser expandida com a interligação do IAG e da Escola do Futuro.