USP: Escola do Futuro convoca universidades

Estudo avalia como as instituições de ensino superior do Brasil planejam e usam os recursos de TI para enriquecer o ensino e a pesquisa

ter, 29/11/2005 - 18h54 | Do Portal do Governo

A Escola do Futuro da USP convoca faculdades e universidades brasileiras para a 2º edição do Campus Computing Report, estudo que mostra a situação da computação e da tecnologia da informação nas instituições de ensino superior do Brasil.

Realizado em países como China, Japão, Singapura, e há mais de 15 anos nos EUA, o estudo teve sua primeira edição nacional em 2004, com a participação de mais de 150 instituições de todas as regiões do Brasil. Segundo o Prof. Fredric M. Litto, coordenador do Campus Computing Report no país, os resultados possibilitam identificar as principais tendências e políticas para os recursos de TI nas atividades acadêmicas e administrativas.

Através deste estudo, empresas poderão obter indicadores das referências e dos planos para aquisição de produtos e serviços no futuro imediato e intermediário e a partir delas fortalecer o planejamento de suas ações estratégicas.

Pirataria, Linux e segurança na rede

De acordo com Daisy Grisolia, pesquisadora da EFUSP, o estudo de 2004 revelou, por exemplo, que nas instituições pesquisadas já existe uma preocupação com implantação de políticas de respeito ao direito autoral e combate à pirataria. “Mais da metade das instituições refere ter uma política ou código de conduta neste campo. Nas instituições privadas os números são mais elevados que nas instituições públicas”.

No que se refere a sistemas operacionais, no Brasil destaca-se o Linux (servidor), seguido pelo Windows XP e Linux (cliente). Quando aos sistemas de rede e Internet foram considerados prioridades os itens: segurança na rede, controle de spam e licenciamento de software.

“A continuidade da aplicação do questionário nos próximos anos aumentará sensivelmente a confiabilidade nos dados nacionais, aumentando seu valor como um importante instrumento de gestão para administradores e formadores de políticas públicas no setor”, afirma o Prof. Litto.

As instituições interessadas em participar do Campus Computing Report 2005 podem obter mais informações através do site www.campuscomputing.futuro.usp.br ou pelo telefone (11) 3091.6325.

A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (www.futuro.usp.br) é um laboratório que desde 1989 atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de TI e aprendizagem, inclusão digital, educação à distância e capacitação de educadores no uso apropriado das novas tecnologias de comunicação.