USP: Escola de Engenharia de São Carlos oferece curso a estudantes estrangeiros de pós-graduação

Unidades da USP participam do Programa América Latina

qui, 27/10/2005 - 16h45 | Do Portal do Governo

Quinze alunos estrangeiros, com bolsas fornecidas pela União Européia, estão no Departamento de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, participando de um curso básico sobre o Método dos Elementos de Contorno, voltado à resolução de problemas mecânicos. A visita é parte do Programa América Latina – Formação Acadêmica (ALFA), que envolve universidades européias e latino-americanas. Da USP, na área de Engenharia, participam a EESC e a Escola Politécnica (Poli).

O organizador do programa na EESC, professor Wilson Sergio Venturini, informa que seis instituições européias e seis latino-americanas (de cinco países) estão envolvidas. A União Européia é responsável pela maior parte do financiamento e pelo fornecimento de bolsas pelo programa. A iniciativa é voltada a estudantes de pós-graduação (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos), que têm a oportunidade de realizar cursos e fazer parte de suas pesquisas em instituições estrangeiras.

Com exceção de um aluno português, os estudantes que estão em São Carlos são, em sua maioria, de universidades latino-americanas. Cada um deles recebeu da União Européia uma bolsa de € 1.000 (mil euros). O curso começou no dia 3 de outubro e será encerrado nesta sexta-feira (28).

Duas fases

Venturini explica que o programa foi dividido em duas fases. A primeira teve início em 2003 e foi encerrada neste ano. ‘Ela foi dedicada ao estabelecimento de contatos, discussões e reuniões sobre pesquisas em andamento. Nessa etapa, não houve o envolvimento de estudantes’, conta o professor. A segunda fase foi iniciada em junho deste ano e inclui o intercâmbio de alunos, com o fornecimento de bolsas e apoio a pesquisas mais ‘focadas’, como define Venturini.

A maior parte das bolsas é fornecida por seis ou doze meses. Segundo o professor, no ano que vem serão oferecidos três cursos de Engenharia avançada na Europa – na Alemanha, na Áustria e na Espanha. Além disso, seis estudantes brasileiros (da EESC e da Poli) receberão bolsas de intercâmbio, e oito alunos europeus estão na USP para desenvolver parte de suas teses.

Dois alunos da Poli e um aluno de São Carlos já participaram do programa. Para Venturini, as vantagens estão, sobretudo, na obtenção de contatos com pesquisadores estrangeiros. ‘Mesmo com o retorno dos alunos ao Brasil, o contato com os pesquisadores e professores orientadores costuma permanecer. O programa ALFA possibilita uma maior interação com a Europa e mesmo no interior da América Latina’, avalia o professor. ‘Acredito que, mesmo com o encerramento do programa – previsto para 2007 – os contatos serão mantidos.’

ALBAN

O professor também ressalta a participação de pós-graduandos no Programa de Bolsas de Estudo de Nível Superior para a América Latina (Alban), oferecido pelo Serviço de Cooperação da Comissão Européia (EuropeAid). O programa de intercâmbio foi iniciado em 2003 e está com inscrições abertas para 2006 e 2007. ‘Temos uma aluno participando e um segundo já com bolsa para ser implementada’, informa Venturini.

Flávia Souza, da Agência USP
M.J.