USP: Esalq comemora o Dia do Meio Ambiente com mostras, plantio de mudas e oficinas

Atividades educativas ocorrerão entre os dias 5 e 10 de junho no campus de Piracicaba

sex, 03/06/2005 - 12h23 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) de Piracicaba preparou exposições fotográficas, sessões de cinema, plantio de mudas, oficinas de música e de panificação. Com entrada franca, as atividades acontecem de 5 a 10 de junho, integrando a Semana do Meio Ambiente. Neste domingo, haverá a Feira da Sucata e da Barganha, no gramado próximo ao Museu Luiz de Queiroz. O evento educativo pretende incentivar o consumo de produtos recicláveis com a troca, venda e compra de usados, como livros, CDs, brinquedos, móveis e objetos fabricados com garrafas PET, mosaicos e cestarias de fibras de palmeira. Costureiras e sapateiros estarão à disposição do público durante todo o dia, das 8 às 17 horas.

Esta é a 5ª edição da feira, realizada anualmente também no câmpus da USP de São Carlos. Desde que foi criado, o evento integra o calendário oficial dos dois municípios. Alunos e professores da Esalq poderão participar do Encontro de Iniciativas e do Fórum de Biodiversidade, terceira fase da discussão sobre a criação de um Plano Diretor Socioambiental para a Escola. Os dois fóruns anteriores debateram temas referentes aos resíduos gerados e ao uso da água no câmpus Luiz de Queiroz.

Mãe Natureza – Nos eventos culturais de importância socioeducativa, um dos destaques, a partir do dia 6, será a exposição de um ônibus equipado com atividades interativas de educação ambiental. A ONG Mãe Natureza criou o automóvel para apresentar o Projeto Educação Ambiental Sobre Rodas. O ônibus temático permanecerá durante toda a semana em frente ao museu. Por meio de maquetes, alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, poderão entender o que são bacias hidrográficas, estações de tratamento de água e o processo de geração de energia elétrica. As visitas serão monitoradas e devem ser pré-agendadas na seção de atividades culturais.

O lixo como parte do cotidiano

No museu serão realizadas duas exposições simultâneas: uma sobre o tema Latas de Lixo e Recicláveis no Mundo, com imagens captadas em 40 países pela fotógrafa Mônica Corazza Stefani, e outra que resultou de uma oficina denominada Painel Florido o Ano Inteiro, produzida por estudantes de uma escola estadual da cidade. Nessa mostra, também organizada a partir de fotos de latas de lixo, o intuito é que os visitantes se conscientizem da existência do lixo, pois faz parte do cotidiano das pessoas, como explica a integrante da comissão USP Recicla, Solange Calabresi do Couto Souza. A instituição é uma das realizadoras da Semana do Meio Ambiente.

Haverá, ainda, palestra sobre Poluição Atmosférica, com o pneumologista José Eduardo Cançado e caminhadas com a comunidade pelos rios que cortam o câmpus. O público poderá apreciar exibições do filme Super Size Me, que faz uma crítica ao consumo desenfreado de fast foods. O evento é promovido pela USP Recicla, prefeitura do Câmpus Luiz de Queiroz, grupos de discussões sobre meio ambiente formados por alunos e professores da Esalq e prefeitura de Piracicaba.

SERVIÇO
Durante a Semana do Meio Ambiente, o Museu Luiz de Queiroz funcionará das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Agendas para as oficinas e visitas monitoradas de escolares devem ser feitas pelo telefone (19) 3429-4392 ou pelo e-mail scac@esalq.usp.br. A programação completa do evento está no site www.esalq.usp.br.

Da Agência Imprensa Oficial
Por Viviane Gomes