USP: Desenvolvimento brasileiro é tema de simpósio na universidade

Evento será realizado no dia 16 de setembro

ter, 13/09/2005 - 15h43 | Do Portal do Governo

O Centro Interunidade de História da Ciência da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, no dia 16 de setembro, o simpósio ‘Parcerias Técnico-Científicas para o Desenvolvimento Brasileiro: Uma Perspectiva Histórica’. O objetivo do evento é o de debater as relações entre universidade, institutos de pesquisa e empresas públicas e privadas sob o ponto de vista histórico e como esse relacionamento pode ajudar o país a enfrentar os desafios do desenvolvimento frente à globalização.

A abertura do simpósio será às 14h, com uma sessão de homenagens, que será presidida pelo reitor da USP, Adolpho José Melfi. Na ocasião, serão homenageados o presidente do IPT, Alberto Pereira de Castro; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes; e o presidente da Itaúsa, Olavo Egydio Setúbal.

Em seguida, haverá um debate, que contará com a participarão do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles; o presidente da Fapesp, Carlos Vogt; o presidente do Ciesp, Cláudio Vaz; o vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz; o presidente do Conselho de Administração da Heltter Assessoria Empresarial, Ozires Silva; e o secretário executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

A conferência ‘Parcerias Técnico-Científicas para o Desenvolvimento Brasileiro: Uma Perspectiva Histórica’ será realizada na sala do Conselho Universitário, no Prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária). Não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 3091-3776 ou (11) 3091-2063.

Da Agência USP