USP: Descoberta revela vespas com características masculinas e femininas

As vespas masculinas da família Agaonidae, que possuem características femininas, foram descritas pela primeira vez no Brasil.

qua, 20/10/2004 - 19h04 | Do Portal do Governo

Pesquisador descreve, pela primeira vez no Brasil, vespas masculinas da família Agaonidae, da espécie Pegoscapus tonduzi, com características de ambos os sexos. Estas vespas tinham asas, encontradas somente nas fêmeas, e coloração castanho claro, que se vê somente nos machos. ‘Encontramos apenas oito insetos com estes aspectos, fenômeno denominado ginandromorfismo. Havia também diferenças nas pernas e antenas’, conta Rodrigo A. Santinelo Pereira, pós-doutorando do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP de Ribeirão Preto.

As vespas ginandromórficas foram encontradas em figos de figueiras nativas (Fícus citrifolia), espécie não-comercial e comum em ambientes urbanos. O achado inédito de Pereira ocorreu quando ele estudava o comportamento dos insetos na cidade de Campinas, interior de São Paulo. ‘Depois de estudar mais de mil vespas, descobri estes insetos. O ginandromorfismo já foi descrito em outras espécies de abelhas e vespas, mas na família Agaonidae, foi a primeira vez’, conta. O estudo de Pereira foi publicado em junho de 2003 no jornal norte-americano Entomological News, da American Entomological Society, de Philadelphia, EUA, e veiculado recentemente.

Pereira conta que sua descoberta se deu ‘por acaso’. Desde 1998, durante seu doutoramento em Ecologia, na Unicamp, o pesquisador estudava a disputa entre os machos de Agaonidae por acasalamentos. ‘Me correspondia com cientistas franceses que, na década de 80, também observaram esse fenômeno em vespas polinizadoras do figo comestível. A descoberta das vespas ginandromórficas aconteceu paralelamente e, devido à importância científica do fato, decidimos pela publicação’, diz. As anomalias encontradas nos insetos, segundo o pesquisador, abrem caminho para melhor entender a determinação do sexo em outros grupos de vespas.

Pereira explica que um dos fatores que determinam o sexo das vespas é a fertilização dos ovos. ‘Quando eles são fertilizados, o embrião terá dois conjuntos de cromossomos, o que implica no nascimento das fêmeas. Ovos não fecundados geram apenas machos’, explica. O pesquisador lembra ainda que as coletas foram feitas num mês de agosto. ‘Períodos frios podem ter induzido a esta anomalia’, avalia.

Os frutos das figueiras nativas não servem apenas como ambiente para as vespas. ‘Eles servem como alimentos para morcegos, pássaros, quatis e algumas espécies de lagartos’, descreve Pereira. Bastante comum no ambiente urbano, o Fícus citrifolia é encontrado em todo o Brasil, desde Foz do Iguaçu até a Amazônia.

Antonio Carlos Quinto, da Agência USP

M.J.