USP: Deficientes auditivos podem marcar consultas médicas por telefone

Serviço é pioneiro em um hospital público do País

qua, 03/09/2003 - 19h49 | Do Portal do Governo

Central telefônica no Hospital das Clínicas da FMUSP recebe ligações feitas por aparelhos adaptados para surdos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP) acaba de implantar a Central de Atendimento ao Surdo (CAS), que permite aos deficientes auditivos marcarem consultas por telefone, sem precisar de auxílio. O sistema é inédito na rede pública de saúde do Brasil e recebe ligações de aparelhos telefônicos adaptados para surdos, agendando consultas para todas as especialidades do Hospital. A Central foi implantada em julho, e o HC está começando um trabalho de divulgação para popularizar o uso do serviço pelos deficientes.

O médico otorrinolaringologista Sérgio Garbi, que coordenou a implantação do serviço, explica que a CAS é composta por um telefone e um computador. ‘A linha é a mesma que atende os demais interessados em marcar consultas no HC’, afirma. ‘Mas a Central não atende sinais de voz, possuindo um modem que identifica o sinal emitido pelos telefones adaptados para deficientes auditivos.’

Sérgio Garbi relata que os aparelhos adaptados, instalados em lugares públicos e em algumas residências, possuem um teclado e um visor que permitem aos surdos fazerem as ligações. ‘Quando o atendente na Central identifica a chamada como sendo de um deficiente, passa a atendê-lo por meio do teclado do computador’, aponta.

Divulgação

De acordo com o médico, a maior vantagem da Central de Atendimento ao Surdo é abrir a possibilidade de os próprios portadores de surdez marcarem consultas. ‘Além de não depender de ninguém, o deficiente pode manter sua privacidade na hora de procurar um médico’, observa. Garbi afirma que a direção do HC estuda a possibilidade de reservar algumas das vagas para consultas oferecidas diariamente pelo Hospital para deficientes auditivos.

O otorrinolaringologista informa que o equipamento necessário à instalação da Central, destinado a grandes empresas e com custo estimado em R$ 50 mil, foi cedido gratuitamente por um fabricante de produtos para deficientes auditivos. ‘A Clínica de Otorrino do HC e a Fundação Faculdade de Medicina estão buscando patrocinadores para manter o atendimento’, diz. ‘Também foi pedido à Telefônica que divulgue o número da CAS através do serviço de informações da operadora.’

O médico está iniciando um trabalho de divulgação da Central junto a entidades que atuam com deficientes auditivos, para explicar o funcionamento do serviço e popularizar seu uso. ‘O objetivo é atingir uma média de 20 ligações diárias dentro de um ano’, calcula. A Central de Atendimento ao Surdo funciona diariamente das 7 às 12 horas, e a marcação de consultas para o primeiro atendimento é feita conforme a disponibilidade de vagas no HC.

Mais informações: (11) 3085-1142, com Sérgio Garbi. Para marcação de consultas: (11) 3069-7243, na Central de Atendimento ao Surdo.

Júlio Bernardes – Agência USP