USP: Debate formação universitária

Seminário aborda formação em múltiplas universidades

qua, 10/11/2004 - 9h47 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por André Benevides

Será realizado nesta quarta-feira, dia 10, às 10 horas, o seminário ‘A USP e a Internacionalização da Formação Universitária’, cuja intenção é realizar um intercâmbio da experiência do Sistema Europeu de Transferência de Crédito (ECTS, no inglês), que propicia aos alunos das instituições envolvidas a formação em múltiplas universidades.

O evento terá como principal atração as conferências ministradas pelo professor português Pedro Lourtie, ex-presidente do Comitê de Educação do Conselho da União Européia.

Segundo Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP e presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), a iniciativa procura integrar, de forma inédita, a USP com diversas universidades européias. Ele cita como exemplo a Declaração de Bolonha de 1999, que agiu no sentido ‘de criar um espaço comum na Europa, que facilita o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores nesta região. É uma espécie de ‘Euro’ para o sistema universitário’.

Ele afirma que a USP já trabalha com o sistema de duplo diploma com algumas universidades francesas, principalmente por meio da Escola Politécnica (Poli) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Os alunos brasileiros cursam algumas matérias nestas universidades e recebem diplomas pelas duas instituições, o mesmo ocorrendo com alunos franceses. ‘Talvez pudéssemos fazer uma espécie de adesão, em que os créditos da USP fossem aceitos pelo ECTS. Uma uniformização dos procedimentos, o que poderia facilitar muito o intercâmbio de alunos’, diz.

No seminário, acontecerão duas conferências com o professor Lourtie, sendo a primeira a respeito do Ensino superior na Europa hoje e posteriormente O sistema European Credit Transfer System (ECTS). Será realizada ainda, no dia 11, uma reunião do professor com o vice-reitor e alguns representantes das pró-reitorias e da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) que pretende aprofundar o tema em aspectos mais técnicos.

O acesso ao seminário USP e a internacionalização da formação universitária é restrito a docentes e pesquisadores convidados. O evento, que é organizado pela CPA, pela CCInt e pelas Pró-Reitorias da USP, será realizado no auditório do prédio da Engenharia Mecânica da Poli, à Av. Professor Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas no site
V.C.