USP: Debate com reitoráveis terá transmissão ao vivo pela internet

Evento será nesta quarta-feira, dia 19

ter, 18/10/2005 - 15h44 | Do Portal do Governo

Nesta quarta feira, dia 19, professores, alunos e funcionários da USP terão mais uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos a ocupar a cadeira de reitor da maior universidade brasileira. A partir das 15 horas, terá início o debate entre os reitoráveis produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, que contará com transmissão ao vivo pela internet e participação do público.

Estarão presentes no Auditório Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo) os cinco candidatos: professor Adilson Avansi Abreu, geólogo, professor Antônio Marcos Massola, engenheiro, professor Hélio Nogueira da Cruz, economista, professor Sedi Hirano, sociólogo, e professora Suely Vilela, bioquímica.

Por meio do Portal da USP (www.usp.br/) será possível acompanhar a transmissão ao vivo do evento, que também terá cobertura da TV USP (canal 11 da NET e 71 da TVA) e da rede USP de rádio (93,7 MHz em São Paulo, 102,1 MHz em São Carlos e 107,9 MHZ em Ribeirão Preto). Os interessados em participar podem deixar sua pergunta no endereço http://sistemas1.usp.br:8080/urania/uraDebateCCS.jsp?print=s. O debate será restrito apenas a convidados e imprensa.

Estrutura

O debate será dividido em cinco blocos com 20 minutos cada, e a previsão é de que a duração total do encontro seja de duas horas. O evento se inicia com a apresentação dos debatedores, na qual, após um rápido perfil feito pelo mediador, cada candidato terá 90 segundos para expor as linhas gerais de sua plataforma.

Em seguida, terão início as conversas sobre os sete eixos temáticos. Os três primeiros blocos também estarão abertos a perguntas do público, previamente selecionadas e editadas. O segmento inicial terá por tema a Expansão da USP, contemplando desde o aumento do número de vagas, passando pela criação de novos cursos, até novos campi, como a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil).

O segundo bloco abordará a Administração e Gestão da Universidade, englobando aspectos da Avaliação Institucional e da Política de RH da USP. Na terceira parte dos debates, os reitoráveis serão questionados quanto à Autonomia Universitária, discutindo principalmente o âmbito financeiro do tema, como os Recursos da Universidade e a condução de Fontes de Financiamento.

Nos dois últimos blocos não haverá espaço para perguntas do público, pois cada um deles tratará de dois eixos temáticos. Ensino e Pesquisa, um dos temas mais clássicos na Universidade, e Internacionalização, incluindo Pós-Graduação, convênios de intercâmbio e parcerias diversas com instituições estrangeiras, são as guias da penúltima parte do debate. Encerrando as discussões, o último sustentáculo do tripé universitário, Extensão e Cultura, terá espaço junto a assuntos ligados à Comunicação Social, tais como as Mídias da USP, a relação entre a Ciência e a Sociedade e o papel das Unidades quanto a isso.

Agência USP

M.J.