USP da Zona Leste realiza seu primeiro vestibular para dez cursos

Candidatos devem se inscrever para as provas da Fuvest 2005 nos dias 11 e 19 de setembro

qua, 08/09/2004 - 18h21 | Do Portal do Governo

O primeiro vestibular do novo campus da Universidade de São Paulo (USP) na Zona Leste abre as inscrições nesta semana. Os interessados em concorrer a uma das 1.020 vagas, em dez cursos e habilitações inexistentes em outros campi da USP, têm apenas dois dias para se inscrever, neste sábado, dia 11, e no domingo, dia 19 de setembro, das 8 às 17 horas.

Nas áreas de Artes, Ciências e Humanidades os cursos de Ciência da Atividade Física; Gerontologia; Gestão Ambiental; Gestão de Políticas Públicas; Lazer e Turismo; Licenciatura em Ciências da Natureza; Marketing; Obstetrícia; Sistemas de Informação; e Tecnologia Têxtil e da Indumentária Humanidades serão distribuídos em três períodos – matutino, vespertino e noturno, com turmas de 60 alunos por classe.

“Os currículos foram planejados com base em temas e atividade integrados. Vamos desenvolver a atividade de Resolução de Problemas já no Ciclo Básico”, explicou o prefeito da USP da Capital, Prof. Dr. de Geografia, Wanderley Messias da Costa. Por dois semestres, os estudantes desenvolverão 40% das disciplinas correspondentes ao curso, outros 40% de disciplinas gerais e 20% serão para atividades práticas. “Eles estarão integrados, desenvolvendo trabalhos de solução de problemas externos, como por exemplo para recuperar o meio ambiente de uma determinada área”, explicou.

Segundo Costa, a USP Leste terá também um grande centro de pesquisa em meio ambiente urbano nas áreas de impactos, como água, solo e sub-solo e ar. O projeto será em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e irá ajudar na recuperação ambiental de São Paulo.

Os profissionais formados pela USP Leste estarão habilitados a atuar nos diversos mercados de trabalho, como centros comunitários, hospitais, hotéis, organizações não-governamentais (ongs), animação cultural, setores industriais, administrativos e têxteis, entre outros.

Os profissionais da USP Leste levarão ao mercado todo o conhecimento desenvolvido pela instituição de 70 anos, que se preocupou em inovar gerando experiências riquíssimas de aproximação da Universidade com organizações comunitárias e movimentos populares do entorno social da Zona Leste da Capital.

As aulas começam em março, no campus localizado no quilômetro 17 da Rodovia Ayrton Senna. Mais informações nos sites (www.uspleste.usp.br ), (www.fuvest.br) ou (www.usp.br).

Lilian Santos