USP: Conselho de Reitores premiará pós-graduandos e professores

Inscrições e a entrega dos trabalhos devem ser feitas até o dia 3 de setembro

sáb, 28/06/2003 - 12h50 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o ‘Prêmio CRUB de Educação Superior’ oferecido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A premiação destina-se a alunos de mestrado, doutorado e docentes de universidades filiadas ao CRUB e tem a finalidade de estimular o surgimento de proposições inovadoras para o progresso da educação superior, além de aproximar os pesquisadores das demandas da sociedade.

A premiação divide-se em duas, de acordo com o tema proposto. Há o prêmio Lauro Ribas Zimmer para os trabalhos que desenvolvam o tema: ‘Novas formas de organização das universidades para o desenvolvimento nacional. Modelos de Universidades Regionais e Redes de Universidades’ e o prêmio Joaquim Rodolfo Pinto da Luz focado na questão: ‘A gestão das universidades federais em face da nova conjuntura nacional: sua organização e seus novos desafios de articulação com a sociedade’.

Dentro de cada prêmio, há ainda duas modalidades em que os candidatos podem concorrer: ‘Pesquisa’ e ‘Monografia’. Na primeira serão premiadas dissertações de mestrado ou teses de doutorado que tratem do tema proposto. Já na segunda, valorizam-se trabalhos independentes, realizados por docentes de universidades brasileiras, também referentes ao tema proposto. O primeiro lugar de cada uma das modalidades receberá uma medalha e um microcomputador de última geração, além o pesquisador poder publicar o resumo do trabalho na Revista Educação Brasileira, periódico semestral do Conselho de Reitores.

As inscrições e a entrega dos trabalhos devem ser feitas até o dia 3 de setembro, pelo candidato ou seu representante legal, e enviados à Secretaria Executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, SEP/Norte, Quadra 516, Conj. ‘D’, CEP 70.770-545, Brasília – DF, telefone: 0XX 61 349-9010.

Juntamente com a ficha de inscrição (que pode ser retirada no site do CRUB ), o participante deverá apresentar uma cópia legível da Carteira de Identidade, um comprovante emitido pela universidade, provando que o candidato está regulamente matriculado no mestrado ou doutorado, no caso dele participar da modalidade monografia, ou dele ser docente da Universidade, quanto da participação na modalidade pesquisa. O candidato também deverá redigir uma declaração confirmando a sua condição ou de aluno de pós-graduação ou de professor.

Da Agência USP

GB